Pergunta : Ana ( Hospital da PUC – Campinas )
Olá, sou acadêmica do 4º ano de medicina e gostaria de obter mais informações sobre a psiquiatria (principalmente com relação ao início da carreira) e, também, de uma comparação psiquiatria vs. anestesiologia.
Pergunta : Ana ( Hospital da PUC – Campinas )
Olá, sou acadêmica do 4º ano de medicina e gostaria de obter mais informações sobre a psiquiatria (principalmente com relação ao início da carreira) e, também, de uma comparação psiquiatria vs. anestesiologia.
Resposta :
Na escolha da especialidade, alem de levar em conta a qualidade de vida e a remuneração, é fundamental que seja dada atenção especial ao tipo de paciente e tipos de patologias com as quais se vai lidar. O dia a dia da especialidade deve ser agradável e confortante para o profissional.
Os estilos de vida do psiquiatra e do anestesiologista são completamente diferentes e vc vai ter que analisar em qual das situações você se encaixará melhor. Lembre que vc vai exercer uma dessas especialidades por muitos anos de atividade profissional.
Algumas informações podem te ajudar nessa escolha, mas sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e analise com carinho as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste.
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.
A anestesiologia está incluída entre as especialidades “Muito Boas” e somente não é melhor porque a qualidade de vida fica um pouco prejudicada em relação a horários e tempo livre.
É a especialidade onde o ganho financeiro é maior e mais rápido. Mesmo durante a residência, aparecem muitas oportunidades de serviços extras ( na maioria das vezes oferecidos pelo próprio staff da residência médica )
A Anestesiologia, além de possibilitar ganhos financeiros maiores a curto prazo, possibilita também maior independência de convênios. Por outro lado, em relação à qualidade de vida que é prejudicada, principalmente no início de carreira, pela irregularidade de horários e pelas urgências, com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele poderá organizar a vida e seus horários e poderá desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
Além das atividades regulares, o anestesista ainda tem oportunidade de enveredar por um mercado pouco explorado e em ascensão , que é o das chamadas “Clínicas da Dor”.
Sucesso
Mário Novais