Pergunta: Isabela (UFRJ)
Estou em dúvida entre psiquiatria e neurologia. Estou a procura de uma especialidade que me proporcione uma boa qualidade de vida. Gostaria de saber mais sobre a área de atuaçäo, remuneração e futuro profissional nessas especialidades.
Resposta :
A maior diferença entre as duas especialidades é no tipo de paciente que vc irá atender e isso deve ser um elemento importante na sua escolha.
Ambas as especialidades são consideradas “tristes” pelos diagnósticos que envolvem. A psiquiatria talvez seja um pouco mais tranquila porque uma grande parte dos pacientes são pacientes com depressão e com bom prognóstico. Se vc também atuar numa área como a terapia analítica freudiana também lidará com patologias tranquilas para o profissional e terá uma boa qualidade de vida.
Na neurologia, muitas vezes, os diagnósticos são de patologias graves, como tumores, doenças degenerativas como ELA e esclerose múltipla , o que exige uma estrutura pessoal forte por parte do profissional , o que não significa que não poderá ter uma boa qualidade de vida. Desde que vc trabalhe em equipe com um bom clínico geral, vc poderá ter boa qualidade de vida.
Algumas características dessas especialidades podem ajudar vc na escolha :
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
Na neurologia o mercado é carente de profissionais. O envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela. Os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
Um Mercado promisssor para o neurologista e que tende a se expandir rapidamente é o de casas de repouso ou centros de convivência para idosos.
Outra possível área de atuação e ainda pouco explorada é o tratamento da dor, área essa que também pode ser explorada pelos ortopedistas e pelos anestesistas.
Sucesso
Mário Novais