1. Em primeiro lugar só comece a se preocupar com a escolha algumas semanas antes do prazo final, neste momento faça uma análise crítica e racional para fazer a escolha mais acertada
Método prático para decidir sua especialidade :
1. Em primeiro lugar só comece a se preocupar com a escolha algumas semanas antes do prazo final, neste momento faça uma análise crítica e racional para fazer a escolha mais acertada.
2. Faça uma relação de todas as especialidades que você conhece.
3. Imagine se você optasse pela Medicina só por prazer, sem preocupar-se com o dinheiro.
4. Elimine da relação aquelas pelas quais você não tem a menor afinidade.
5. Procure imaginar como é a vida de cada um destes especialistas; o seu dia a dia, com isso você poderá eliminar mais algumas especialidades da sua lista.
6. Analise as características pessoais necessárias para cada uma daquelas especialidades.
7. Faça uma análise de suas próprias características pessoais.
8. Compare estas características com as do ítem anterior.
9. Elimine então as especialidades que não estiverem de acordo com suas características pessoais.
10. Finalmente analise os aspectos de mercado das especialidades remanescentes, tais como : Qual a freqüência desta especialidade na população médica ? A especialidade permite realizar procedimentos ou somente consultas ? Qual deve ser a tendência da Medicina em relação a estas especialidades ? A especialidade permite inovações ? Quanto tempo demora a especialização?
Você tem agora total condição de fazer a escolha. Porque as duas ou três especialidades que devem ter sobrado na sua lista lhe agradam como tipo de atividade e também são boas do ponto de vista de mercado de trabalho.
11.Lembre-se: depois de feita a escolha não olhe mais para trás, pois como vimos, existem várias especialidades nas quais você teria sucesso e realização, não existindo “a especialidade das nossas vidas”.