Toda vez que chega uma mulher grávida na emergência é aquela dúvida: “Meus deus! Ela está grávida! Como vou tratar essa mulher?”. Essa dúvida é muito pertinente e devemos ter, realmente, muito cuidado ao medicar essas pacientes. A maioria dos medicamentos não é comprovadamente segura na gravidez. Vamos rever agora os medicamentos proibidos e permitidos na gravidez.
Medicamentos na Gravidez
Dúvidas em relação às gestantes. Como medicá-las? Quais intervenções posso fazer? Pensando nisso, selecionamos as situações clínicas mais corriqueiras e os medicamentos permitidos ou não na gestante.
Doenças infecciosas
Quem está grávida, não está imune a doenças infecciosas. Muito pelo contrário! Elas são relativamente imunodeprimidas, afinal, carregam outro ser dentro do útero. Sendo assim, devemos saber o que pode e os que não pode ser usados nas grávidas:
SULFAS
Proibídas no último trimestre de gestação! São usadas no tratamento da Toxoplasmose fetal. A toxoplasmose deverá ser pesquisada no feto caso a mãe seja IgM positiva com teste de avidez baixo. Sendo a toxoplasmose confirmada, usaremos a SULFAdiazina com PIRIMETAMINA e ácido fólico, alternando com ESPIRAMICINA de 3 em 3 semanas. Na 34ª semana de gestação deve-se interromper o esquema tríplice e manter apenas a ESPIRAMICINA.
QUINOLONAS
PROIBIDAS!! Ciprofloxacino, Levofloxacinon etc… Causam teratogenicidade em animais! Portanto, diante de uma infecção urinária, utilize NITROFURANTOÍNA ou CEFALEXINA (cistite) e CEFUROXIMA (pielonefrite)
ESTREPTOMICINA
Usada na tuberculose. É PROIBIDA!!
FLUCONAZOL e ISOCONAZOL (derivados triazólicos)
São PROIBIDOS!! Evite dar antifúngicos por via oral. Portanto, diante de uma candidíase, utilize o tratamento tópico com Tioconazol, Butoconazol, Miconazol ou Clotrimazol.
OXAMINIQUINE
Usado na esquistossomose. É PROIBIDO!! Outros anti-helmínticos como Mebendazol, Albendazol, Piperazina e Tiabendazol não apresentaram efeitos teratogênicos e poderão ser usados após o 2º semestre.
PODOFOLINA
Usada no condiloma acuminado (verruga). É PROIBIDO!! É antimitótico!! O feto precisa fazer mitose para crescer! Utilize ácido tricloroacético.
Medicamentos anti-hipertensivos, anti-plaquetários e anticoagulantes
Essas drogas são muitos usadas e famosas na medicina. Devemos atentar ao seu uso nas gestantes pois muitas velhas conhecidas nossas, podem prejudicar muito o bebê:
IECAS são PROIBIDOS! São teratogênicas!
ATENOLOL e PROPRANOLOL são PROIBIDOS!! São utilisados em casos selecionados. Utilize Pindolol!!
DIURÉTICOS devem ser evitados no PRIMEIRO TRIMESTRE
VERAPAMIL não pode mas Diltiazem pode.
NIFEDIPINA não pode mas Felodipina pode.
CUMARÍNICOS (warfarin) são PROIBIDOS!! Principalmente antes do 1° e após o 3º trimestre. Entre o 1° e o 3° existe discordância entre as fontes. A heparina de baixo peso não atravessa a placenta e á segura na gestação. AAS em baixas doses pode ser empregado com segurança.
Antidepressivos estabilizadores do humor, benzodiazepínicos e antipsicóticos
ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS causam algumas malformações fetais. A FLUOXETINA e A SERTRALINA (ISRS) são os antidepressivos de escolha
LÍTIO causa alterações cardíacas
BENZODIAZEPÍNICOS causam várias malformações fetais.
Antipsicóticos podem ser usados na gravidez
Remédios pra dor
AINES e inibidores da COX-2 são PROIBIDOS no 3° trimestre da gravidez. No 1º e 2º trimestre são seguros.
Morfina e seus análogos não estão associados a malformações mas podem causar abstinência no feto se dado de maneira abusiva
Anestésicos como HALOTANO (geral), LIDOCAÍNA e BUPIVACAÍNA (locais) pode aumentar a incidência de malformações.
Vacinas
Vírus vivo está proibido (Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, Febre amarela, Polio oral e BCG)
Pneumococo e Polio inativada devem ser evitadas
Enfim, essa é uma lista apenas dos mais usados na prática. A lista é longa mas o que pode ficar guardado é que o uso de medicamentos na gravidez deve ser evitado ao máximo. Resolvemos fazer uma tabela dos que podem e os que não podem para fica mais simples. Até a próxima!