Pergunta: Isabela ( Universidade Federal da Bahia )
Pergunta: Dr.Mário, Fiquei bastante feliz ao ver esse site e as perguntas que aqui encontrei. Estou literalmente em desespero.
Estou no quinto ano de medicina e não tenho muita noção ainda em que quero me especializar. Minha família é composta só de médicos; pai, mãe e irmãos. Dessa forma, às vezes já me peguei pensando se era Medicina mesmo o que eu gostaria de fazer ou se eu fui influenciada em casa. Enfim…cá estou no quinto da faculdade..gostando do curso..mas sem saber em que me especializar. Antes não tinha noção nenhuma..mas nos últimos dois meses me apaixonei pela pediatria, por ter crianças como pacientes. Porém, ao conversar com minha família, fiquei bem triste ao saber a péssima remuneração dos pediatras, e da qualidade de vida ( pois soube que as mães são cruéis). Dessa forma..voltei a estaca zero! Gostaria de uma especialidade clínica-cirúrgica, que eu não necessite passar pela cirurgia geral. Já pensei em fazer pediatria e depois outra especialidade que seja clínica-cirúrgica. Fazendo isso, será que continuarei mal remunerada? O senhor tem algum conselho a me dar? Realmente estou bastante triste com o que está ocorrendo comigo.
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possivel, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 a 50 anos de atividade profissional.
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneracao que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
Considerando qualidade de vida e também uma boa remuneração , as melhores especialidades são (em ordem alfabética ) :
- Dermatologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Ortopedia , Otorrino e Radiologia.
No nosso site, na seção carreira médica, você encontrará várias perguntas já respondidadas sobre as diferentes especialidades, mas sugiro que vc faça o nosso teste vocacional e procure conhecer melhor as 5 primeiras opções apontadas no teste.
Sucesso
Mário Novais
Veja também
Qual Especialidade Devo Escolher ?
Especialidades Médicas – as TOP 6
Crise Existencial na Escolha da Especialidade