Pergunta : Gustavo ( Universidade Federal do Rio Grande )
Estou no 4º ano de medicina,já tenho algumas especialidades em mente, contudo, gostaria que o senhor me ajudasse respondendo algumas dúvidas.
As residências a que mais estou tendendo a fazer são, em ordem de preferência: endocrinologia, psiquiatria, alergologia e radiologia. Assim, tentarei ser claro em meus questionamentos.
Pergunta : Gustavo ( Universidade Federal do Rio Grande )
Estou no 4º ano de medicina,já tenho algumas especialidades em mente, contudo, gostaria que o senhor me ajudasse respondendo algumas dúvidas.
As residências a que mais estou tendendo a fazer são, em ordem de preferência: endocrinologia, psiquiatria, alergologia e radiologia. Assim, tentarei ser claro em meus questionamentos.
1º. Como é o início da carreira desta especialidade? Quanto tempo leva para firmar seu nome com uma clientela fidelizada, sem precisar ser tão explorando pelos convênios? Até que ponto a concorrência direta com nutricionistas e nutrólogos dificulta a retenção de pacientes? Qual é a remuneração depois de já ter um nome consolidado?
2º. Como está o mercado da psiquiatria? Conheço um jovem psiquiatra que está se especializando em procedimentos estéticos e outro, já experiente, que ainda necessita trabalhar em plantões e perícia médica em órgãos públicos para obter um bom rendimento. Estes dois casos me dão a impressão de que é difícil se manter apenas com o consultório (mesmo depois de alguns anos de formado), é isto mesmo que ocorre? Qual é a remuneração depois de já ter um nome consolidado?
3º. Como é o mercado para o alergologista? Há muito campo ou, mesmo havendo poucos médicos nessa área, está saturado por concorrer com pneumologistas e otorrinos? Até que ponto você é refém dos convênios? Qual é a remuneração depois de já ter um nome consolidado?
4º. Com relação à radiologia, meu maior medo é perder a autonomia que a medicina me dá e me tornar um empregado “comum”, à mercê da boa vontade dos patrões. Qual é o salário médio de um radiologista experiente (não sendo dono da clínica)? E quão difícil é para abrir uma clínica de diagnóstico por imagem em uma cidade pequena (até 100 mil habitantes) ou média (até 400 mil)? Qual é o capital inicial necessário?
5º. Por fim, qual destas áreas supracitadas o senhor considera melhor no momento? E qual tem a melhor perspectiva de futuro?
Resposta :
A escolha da especialidade somente deve ser feita quando o estudante estiver no último ano da faculdade. Antes disso, uma escolha precipitada pode atrapalhar seus estudos durante o curso e acabar numa escolha errada ou pode até te direcionar mais para essa escolha e no final da faculdade vc poderá querer troca-la e terá perdido tempo com essa escolha prematura.
Durante o curso médico vc vai ter oportunidade de fazer contato com diferentes tipos de pacientes e diferentes tipos de especialidades e terá condição de fazer uma escolha mais racional.
A escolha da especialidade adequada, casando características da especialidade com características pessoais suas, deve ser uma decisão muito importante; afinal vc vai trabalhar nessa especialidade por pelo menos 40 anos de vida.
Além disso, uma grande parte dos estudantes de medicina acham que gostam de cirurgia e até já definem qual a sub especialidade cirúrgica do seu futuro e quando começam a frequentar o centro cirúrgico nos rotatórios da faculdade, se desencantam com a cirurgia.
Assim, não tem porque fazer essa escolha agora.
Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site para ter uma idéia de que especialidades combinam com seu perfil e aguarde até ter mais contato com as diferentes especialidades.
Mais algumas dicas sobre a escolha da especialidade podem te ajudar :
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneracao que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…
No nosso site, na seção Carreira Médica : perguntas sobre a carreira, vc encontrará várias informações sobre as especialidades citadas por vc.
Sucesso
Mário Novais
Veja também:
Angústia na Escolha da Especialidade
Escolha Precipitada da Especialidade
As Top 6 Especialidades do Ponto de Vista Financeiro