Pergunta : Carlos Insfran ( Universidade Federal de Mato Grosso )
Bom dia Dr. Mário Novais, parabéns pelo site, realmente é guia para muitos estudantes e médicos. Sou estrangeiro, paraguaio, tenho 28 anos, revalidei meu diploma no ano de 2012, e prestei as provas para a residência ao final do ano passado. Estou interessado em fazer Clínica Médica, passei em vários concursos, mas na verdade fiz um grande esforço para vir ao Brasil e quero fazer minha residência no melhor hospital possivel, já que depois tenho pensado voltar ao meu país para praticar e compartilhar o aprendido
Pergunta : Carlos Insfran ( Universidade Federal de Mato Grosso )
Bom dia Dr. Mário Novais, parabéns pelo site, realmente é guia para muitos estudantes e médicos. Sou estrangeiro, paraguaio, tenho 28 anos, revalidei meu diploma no ano de 2012, e prestei as provas para a residência ao final do ano passado. Estou interessado em fazer Clínica Médica, passei em vários concursos, mas na verdade fiz um grande esforço para vir ao Brasil e quero fazer minha residência no melhor hospital possivel, já que depois tenho pensado voltar ao meu país para praticar e compartilhar o aprendido.
O problema, (bom, não é um problema) é que passei em Infectologia na USP, e agora estou com dificuldades para tomar uma decisão. A outra grande faculdade na qual passei é a Universidade Federal de Paraná (tb passei na UERJ mas resolvi ficar na UFPR), que me falaram que tem um staff muito bom na clínica médica.
Será que vale a pena deixar de fazer clínica médica na UFPR sendo que abrirá para mim as portas para as subespecialidades, para fazer infecto direto na USP? Também considerei alguma vez fazer infecto, e sempre me interessei pela parte acadêmica da medicina.
Tenho medo de fazer a escolha incorreta.
Obrigado
Resposta :
Para qualquer especialidade futura, a residência em clínica médica não representará perda de tempo e vai permitir a vc ter um melhor embasamento científico para atuar em qualquer especialidade.
Embora a USP represente um grande sonho para qualquer estudante de medicina em formação, a residência de clinica médica da UFPR também é uma excelente residência e com certeza vai te dar oportunidade de desenvolver a parte acadêmica ( citada como importante por vc ).
A residência de clínica médica da UERJ também seria um ótima opção, pois é considerada uma das duas melhores residências nessa área no Rio de Janeiro.
Resumindo, a opção pela residência de clinica médica em detrimento da residência de infectologia na USP, vai te abrir mais portas para o futuro, no Brasil ou em seu País.
Sucesso
Mário Novais