Pergunta : Vinicius ( Universidade Estácio de Sá – RJ )
Olá ! estou inclinado a ir para Cardiologia, mas tenho um certo receio em relação ao mercado de trabalho. Já li publicações do próprio site dizendo da clínica na cardiologia e dos plantões, mas fico um pouco inseguro em relação ao estresse e a remuneração, principalmente por nao ter muito valor a ser agregado em exames. Vale a pena financeiramente seguir essa carreira? A clientela acaba por ser conquistada no dia a dia do médico nos plantões e hospitais? Também pensei em Urologia, mas ainda é meio incerto. Obrigado
Pergunta : Vinicius ( Universidade Estácio de Sá – RJ )
Olá ! estou inclinado a ir para Cardiologia, mas tenho um certo receio em relação ao mercado de trabalho. Já li publicações do próprio site dizendo da clínica na cardiologia e dos plantões, mas fico um pouco inseguro em relação ao estresse e a remuneração, principalmente por nao ter muito valor a ser agregado em exames. Vale a pena financeiramente seguir essa carreira? A clientela acaba por ser conquistada no dia a dia do médico nos plantões e hospitais? Também pensei em Urologia, mas ainda é meio incerto. Obrigado.
Resposta :
É comum ao estudante de medicina a dificuldade na escolha da especialidade, principalmente porque as escolas médicas não fornecem essa orientação. Alguns aspectos são fundamentais:
Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 pontos :
- Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
- Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
- Que tipo de paciente vou atender ?
A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
1.Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
2.Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
3.Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
Sugiro que vc faça o teste vocacional de nosso site e analise com atenção as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste.
De qualquer modo, aí vão algumas informações sobre a cardiologia, citada por vc como uma das suas prováveis opções.:
A residência em cardiologia exige como pré-requisito 2 anos de residência em clinica médica e tem a duração de 2 anos ( dando um total de 4 anos).
A clínica cardiológica permite poucos procedimentos que agreguem valor às consultas, a não ser que vc se especialize em hemodinâmica.
Embora existam procedimentos diagnósticos que possam melhorar o rendimento do cardiologista, os planos de saúde não permitem que esse profissional realize esses exames no próprio consultório (apenas permitem o ECG, pagando cerca de R$15,00), assim é interessante para o cardiologista aprender a realizar outros exames, como o Eco, Mapa e Holter, mas terá que fazê-lo em alguma outra clínica especializada nesse tipo de procedimento diagnóstico.
Uma área interessante de trabalho para o Cardiologista é a terapia intensiva (é necessário se especializar nisso após a residência de cárdio), onde um plantonista ganha de 6.000,00 a 10.000,00 por mês trabalhando um plantão de 24 h semanal-estes valores variam conforme o Estado.
Posteriormente, o plantonista de UTI pode passar a exercer a chefia do serviço, com um salário entre 12.000,00 e 20.000,00.
Embora a clientela particular de consultório demore a aumentar, se o cardiologista atender apenas 4 pacientes particulares por dia, cobrando 400,00 a consulta e trabalhando no consultório apenas 4 dias da semana, somente de pacientes particulares ele vai gerar um faturamento mensal de R$ 25.600,00, fora os pacientes de convênio, fora os pacientes atendidos em domicílio e fora algum emprego que ele tenha em hospitais.
Outras opções para o cardiologista são as clínicas de check-up para executivos e os programas de preparação física ( cardiopulmonar) de atletas.
A qualidade de vida do cardiologista não é das melhores porque o dia a dia envolve várias emergências.
Sucesso
Mário Novais
Veja também
Dúvida Comum na Escolha da Especialidade
Ranking das Residências Médicas
As Top 6 Especialidades do Ponto de Vista Financeiro