Pergunta : Giuseppe Lages (Universidade Severino Sombra)
Olá! Gostaria de saber sobre a especialidade de nutrologia! Vale a pena?
Desde ja agradeço!!!
Pergunta : Giuseppe Lages (Universidade Severino Sombra)
Olá! Gostaria de saber sobre a especialidade de nutrologia! Vale a pena?
Desde ja agradeço!!!
Resposta :
A especialidade nutrologia, embora seja reconhecida pelo MEC e pelo CFM e AMB, ainda é pouco conhecida pela população e mesmo pela própria classe médica, o que dificulta a melhor colocação no mercado de trabalho.
Em função disso, a especialidade ainda é confundida com a profissão de nutricionista e a clientela tb acaba ficando dividida.
O programa de residência em nutrologia tem duração de dois anos. É necessário como pré-requisito médicos que tenham um ano de treinamento de Residência em Clínica Médica ou Clínica Cirúrgica, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.
O treinamento é realizado no hospital: em enfermarias, ambulatórios, farmácia de manipulação de dietas, pedidos de interconsulta e laboratórios específicos em Nutrologia, além de estágios obrigatórios na Unidade de Emergência e no Centro de Terapia Intensiva.
O programa tem por objetivo o treinamento médico em serviços nas seguintes áreas:
1)Avaliação nutrológica: história clínica/exame físico, antropometria, bioquímica, bioimpedância, calorimetria direta e indireta e outros procedimentos médicos em nutrologia:avaliação enteral, avaliação parenteral, avaliação no pré e pós cirurgia bariatrica; calorimetria direta;
2)Prescrição e acompanhamento da terapia nutricional via oral, enteral e parenteral: manipulação, administração e evolução clínico-laboratorial; dietoterapias computadorizadas;
3) Dislipidemias: diagnóstico, fisiopatologia ; aspectos de biologia molecular, tratamento e evolução;
4) Obesidade e Síndrome Metabólica;
5) Tratamento de pacientes com desnutrição protéico-calórica;
6) Transtornos da Conduta Alimentar – anorexia, bulimia, vigorexia e ortorexia;
7) Nutrologia Esportiva;
8) Evolução de pacientes grandes enterectomizados (Síndrome do Intestino Curto) e portadores de síndrome de má absorção grave;
9) Evolução de pacientes pré e pós cirurgia bariátrica; terapêutica nutrológica;
10) Estudo e tratamento de pacientes com carências vitamínicas e de minerais
11) Dietoterapia: uso de dietas específicas como agente terapêutico;
12) Nutroterapia em ambulatórios de especialidades médicas diretamente relacionados com nutrologia, como clínica médica gastroenterologia, geriatria, nefrologia, pediatria, endocrinologia, pneumologia ,dermatofuncional, cardiologia, e psiquiatria.
13) Procedimentos Médicos em Nutrologia (diagnose e terapêutica)
Concluindo: O melhor caminho, do ponto de vista conhecimentos científicos e também mercadológico, para o médico que pretende se especializar nessa área , seria residência de clínica médica- residência de endocrinologia- residência de nutrologia e o caminho mais curto ( com menor mercado de trabalho) seria residência de clínica médica e posteriormente residência de nutrologia.
Sucesso
Mário Novais