A rabdomiólise é a destruição do tecido muscular com consequente liberação intensa de diversas substâncias lesivas ao rim, podendo até mesmo a levar a insuficiência renal aguda (IRA). Ela pode ser causada por trauma, esforço físico intenso, convulsão epilética prolongada, drogas (notavelmente estatinas e fibratos), acidentes ofídicos, etc.
A rabdomiólise é a destruição do tecido muscular com consequente liberação intensa de diversas substâncias lesivas ao rim, podendo até mesmo a levar a insuficiência renal aguda (IRA). Ela pode ser causada por trauma, esforço físico intenso, drogas (notavelmente estatinas e fibratos), acidentes ofídicos, etc.
Visto que o principal órgão lesado nesta condição são os rins, as medidas buscam hidratar e preservar a função renal.
A hidratação é a base do tratamento e deve ser suficiente de modo a manter o fluxo urinário normal. Além disso, deve-se infundir 140 mEq de bicarbonato de sódio para cada litro de soro glicosado ou água destilado afim de alcalinizar a urina, o que evita obstrução tubular de mioglobina. A velocidade de hidratação a ser feita é de 1,5L por hora e o pH urinário deve ser mantido acima de 6,5.
Pode ser feita também administração de manitol a 10% a 15-45 mL/h.
Caso o paciente evolua para IRA, a hemodiálise está indicada.
Fonte: Emergências clínicas: abordagem prática. Martins et al. 8a ed. Editora Manole.