Pergunta: Diogo Barbalho ( Universidade do Estado de São Paulo )
Dr Mario , estou no 2 ano de residência de clinica médica e acabei me inscrevendo para prestar provas de R 3 . Nunca sonhei em fazer nenhuma especialidade, pq sempre gostei da clinica porem hj vejo q o trabalho é desgastante, a remuneração e valorização baixos comparados às outras áreas. Passei num concurso da rede sarah para clinico geral com carga horaria de 44h/semana e boa remuneração e estou indeciso: assumo o concurso ou desisto e faço especializaçao? Estou inclinado a assumir e avaliar se gostarei do emprego, porém a minha mulher (está se formando e quer fazer especialização) e me incentiva a me especializar, assim fico na dúvida. O q acha? Agradeço oela atençao e parabenizo pelo site!
Resposta :
O salário bruto para a função de médico na rede sarah é de R$ 20.781,93, que é um ótimo salário dentro de um contexto de salário em um pais ainda em desenvolvimento como o Brasil e onde uma renda familiar acima de R$ 9.000,00 mensais já classifica o indivíduo como classe A da população. Se vc considerar que as condições de trabalho são ótimas em função da excelente infra estrutura da rede e se considerar que sua mulher também sendo médica, vai ter uma boa renda, parece ser atraente a entrada para a rede sarah. Isso pode significar não somente segurança mas também tranquilidade e boa qualidade de vida.
Esse emprego é de dedicação exclusiva, não permitindo outras fontes de renda empregatícias, sob pena de demissão, mas nada impede que vc continue se aperfeiçoando, fazendo cursos e participando de congressos.
Não sei se na rede sarah existe algum plano de carreira que te permita crescer lá dentro; provavelmente sim.
De qq modo, a decisão de aceitar ou não esse emprego ( com certeza cobiçado pela maioria da classe médica ) vai depender do seu grau de ambição. Em várias especialidades vc poderá ter uma renda igual ou superior à essa, mas somente depois de algum tempo de formado e dependendo da especialidade escolhida, mas provavelmente não terá a tranquilidade e a qualidade de vida que vc pode conseguir com esse emprego.
A sugestão mais racional é a de que deve aceitar e avaliar se aquele tipo de trabalho vai ser agradável por mais 30 anos de atividade profissional.
Sucesso
Mário Novais