Pergunta: Mariana Albuquerque ( Universidade do Grande Rio )
Dr. Mario, estou adorando suas dicas e listagens de sua experiência profissional! Parabéns pelo trabalho para com os jovens colegas! Bom, meu namorado tb é estudante medicina e vai se formar no final do ano. Ele estágiou o internato todo em medicina do trabalho e quer por que quer seguir a especialidade( não tem nenhum parente na área, ou sequer médico). Diz que a remuneração é razoável e qualidade de vida é boa, sem ter que se submeter a estresses diários como em outras especialidades. Gostaria de saber se o senhor concorda que é uma especialidade com fácil acesso ao mercado, qnt em média o médico do trabalho ganha por mês, quais as áreas de atuação e se o futuro é promissor, ou se há necessidade futura de uma segunda especialidade. Obrigada
Resposta :
A Medicina do Trabalho é uma especialidade restrita ( são pouquíssimos locais de residência e poucas vagas) e o mercado ficou ainda mais restrito porque apareceram várias empresas de prestação de serviços médicos que terceirizam serviços para industrias ou outras empresas ( que deveriam ter um médico do trabalho contratado).
Com isso diminui o mercado para profissionais dessa área, que poderiam ser contratados diretamente pelas empresas com melhores salários.
A residência em Medicina do Trabalho tem duração de 2 anos.
O perfil do profissional dessa área abrange : profissionais interessados em organizar, administrar e participar de serviços de medicina do trabalho, planejar e executar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das medidas de saúde preventiva ocupacional e de proteção ambiental em áreas industriais. São aptos também para planejar e participar do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e conhecem a legislação pertinente à medicina do trabalho
Se vc for contratado diretamente por uma empresa ou indústria , poderá ter bons salários (conforme a cidade, cerca de R$ 10.000,00 a 20.000,00 por 20 h de trabalho).
Como médico do trabalho, vc poderá ainda criar uma empresa própria ( empresariando a medicina ) e fazer contratos com empresas para fornecimento de serviços nessa área, tipo PPRA, PCMSO, atestados de admissão e demissão …
Mas se vc, como médico do trabalho, simplesmente prestar serviços para empresas que são contratadas como terceirização de Medicina de trabalho, receberá valores pequenos como R$ 10,00 por exame admissional ou demissional que realizar.
Alguns médicos dessa especialidade conseguem auferir bons rendimentos realizando perícias médicas em relação a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A qualidade de vida é boa, principalmente se trabalhar numa indústria, onde vai ter um horário definido e vai gozar de um grande prestígio porque dentro da indústria vc vai ser “o médico” ao passo que num hospital vc vai ser “um médico”.
Dependendo do seu dinamismo dentro da medicina do trabalho, vc não terá necessidade de fazer mais alguma especialidade complementar, a não ser talvez alguns cursos de perícia médica.
Sucesso
Mário Novais