Pergunta: Diego Menezes ( Universidade Federal da Paraíba )
Ainda não vi por aqui nenhum comentário a respeito especialidade cirúrgica cabeça e pescoço. Como é o mercado, a qualidade de vida, a remuneração, enfim, quais as informações básicas da especialidade? Bastante grato.
Resposta :
De um modo geral, a especialidade cirurgia de cabeça e e pescoço está ligada aos departamentos de otorrinolaringologia.
A residência médica nessa área tem a duração de 2 anos com pré requisito de 2 anos de cirurgia geral.
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade ímpar que exige dos cirurgiões que a praticam, sólidos conhecimentos em cirurgia geral, plástica reparadora, cirurgia oncológica e ortopédica. Além disso, o fato do câncer do trato aero-digestório superior representar um percentual significativo das doenças da cabeça e pescoço exige, do especialista nesta área, conhecimentos em oncologia clínica e radioterapia. O intercâmbio com os diferentes especialistas da área médica (em especial, neurocirurgia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, cirurgia do aparelho digestório, bucomaxilofacial, anestesiologia e terapia intensiva) é fundamental para a consecução de bons resultados. Também é de fundamental importância à inter-relação com outros profissionais, em especial a enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia e prótese bucomaxilofacial.
Os programas de residência nessa especialidade consitem de participação nos ambulatórios específicos, onde além de aprenderem noções básicas sobre o exame otorrinolaringológico completo, principais afecções de cabeça e pescoço, propedêutica, diagnósticos, diagnósticos diferenciais e tratamentos propostos, discutem casos com os preceptores do dia, fazem procedimentos como biópsia, punção, drenagem de abscessos, troca de cânulas de traqueostomia, além de exames complementares como nasofibrolaringoscopia e laringoscopia direta.
Mais frequentemente nessa especialidade vc vai lidar com:
Oncologia cirúrgica de Cabeça e Pescoço. Tratamento de tumores benignos e malignos da glândula tireóide e das glândulas salivares. Sialoendoscopia. Tratamento de tumores congênitos de Cabeça e Pescoço. Tratamento de tumores de pele. Tratamento dos tumores de base de crânio. Cirurgia robótica de tumores de orofaringe
O Mercado é carente de bons profissionais, que precisam ter uma boa habilidade manual e como alguma cirurgias de cabeça e pescoço são também realizadas por neurocirurgiões, cirurgiões bucp-maxilo e otorrinos, o profissional dessa área leva um tempo maior para se estabelecer na especialidade. A qualidade de vida é razoável porque apesar da maioria das cirurgias serem eletivas, existem sempre urgências.
A remuneração será boa quando o profissional já estiver consolidado no mercado. Pelo número pequeno de profissionais nessa área, algumas prefeituras de cidades menores fazem contratos muito atraentes com esses profissionais ( tipo R$ 60.000,00 mensais ).
Sucesso
Mário Novais