Pergunta: Mariana Albuquerque ( Unigranrio – RJ )
Olá dr. Mario. Minha pergunta é em relação à especialidade psiquiatria. Gostaria muito de seguir essa área, afinal sempre gostei mais de clinica e não possuo nenhuma habilidade para técnicas cirúrgicas, mesmo que pequenos procedimentos. Porém meu receio na psiquiatria é em relação aos tipos de pacientes que irei lidar. Gosto da área ambulatórias da psiquiatria e não lidaria muito bem ( sem paciência) para pacientes com crises de psicose por exemplo. Vc acha que mesmo assi m (passando por isso só na residência) conseguirei clientela para certas patologias (pensando até em uma subespecializacao) como depressão, bipolaridade e transtornos de humor (pacientes mais “lights” rsrs)? Gostaria também que fizesse um balanço do salario do psiquiatra que trabalha em consultório próprio 8 horas por dia e 4 dias por semana ( descontando despesas como secretaria, material, aluguel e outros gastos. Desde ja agradeço
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possivel, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos, acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
1. A qualidade de vida que a especialidade proporciona.
2. A remuneração que esta especialidade permite.
3. O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.
A psiquiatria pode se tornar um pouco mais tranquila se você selecionar a clientela que vai atender ( de um modo geral só vai poder fazer isso depois de algum tempo de formada ) já que uma grande parte dos pacientes são pacientes com depressão e com bom prognóstico. Se vc também atuar numa área como a terapia analítica freudiana também lidará com patologias tranquilas para o profissional e terá uma boa qualidade de vida.
A renda do psiquiatra pode ser boa dependendo do tempo de formado e da cidade onde estiver trabalhando, assim não haverá necessidade de vc dar plantões de clinica médica.
Com um bom tempo de formado, atendendo no consultório apenas pacientes particulares, se tiver uma média de 10 pacientes por dia , 4 dias da semana, cobrando um valor médio de R$ 300,00 por consulta, vc terá um faturamento mensal de R$ 51.600,00.
Sucesso
Mário Novais