Pergunta: Enzo ( Pontificia Universidade Católica )
Oi, o senhor pode me dar a sua visão à respeito da homeopatia e o mercado de trabalho desse braço da medicina tão pouco abordado pela comunidade médica e, não sei por que motivo, até mesmo menosprezada por essa. Muito obrigado e parabéns
Resposta :
Embora seja uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, a Homeopatia não está presente na maioria das escolas de Medicina, e os fundamentos da prática homeopática não são conhecidos pela grande maioria dos profissionais de saúde. Comparativamente às outras especialidades médicas, esta é uma situação atípica, pois, embora submetida aos mesmos critérios que regulam as demais especialidades, a Homeopatia não dispõe, como elas, do direito de ser apresentada a todos os estudantes de Medicina. Assim, freqüentemente, os médicos iniciam sua prática profissional sem qualquer informação sobre essa outra forma legítima de cuidado médico.
A perspectiva de ampliação da assistência homeopática na rede pública após a publicação da Portaria 971*, com a política do Ministério da Saúde para as medicinas não convencionais, cria a iminência de maior contato entre os profissionais homeopatas e não homeopatas.
Existem muito poucos serviços de residência em homeopatia, mas o mercado de trabalho é muito bom e a maioria dos homeopatas trabalham sem convênios com planos de saúde, atendendo somente a clientes particulares.
A clientela do homeopata é uma das que cresce mais rápido pelo boca a boca muito fácil e frequente.
Para escolher essa especialidade, o médico deve procurar conhecer os princípios e a filosofia da especialidade, que é bem diferente daquela vista nas faculdades de medicina em outras especialidades.
Abaixo o conteúdo de uma residência em homeopatia, mas sugiro que vc faça contato com alguns homeopatas para saber mais detalhes da especialidade.
Mais informações vc pode obter no site da associação médica homeopática brasileira ( www.amhb.org.br )
COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA Programa de RESIDÊNCIA MÉDICA DE HOMEOPATIA
Nome do Programa – HOMEOPATIA
INTRODUÇÃO:
A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, sendo caracterizada por treinamento em serviço, sob a responsabilidade de Instituições de Saúde credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Os programas de Residência Médica credenciados conferirão títulos de especialistas em favor dos médicos residentes neles habilitados, que constituirão comprovante hábil para fins legais junto ao sistema federal de ensino e ao Conselho Federal de Medicina, de acordo com a Lei no. 6.932, de 07 de julho de 1981, Artigos 1o e 6o.
A – ESTRUTURA GERAL DO CURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM HOMEOPATIA:
Propiciar curso de especialização, com treinamento em serviço sob responsabilidade institucional de saúde, credenciada pela comissão nacional de residência médica, sob orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, aplicada por no mínimo dois anos, com carga horária total de atividades de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta horas) relativas ao período mínimo estabelecido.
R1: carga horária total para R1: = 2880 horas/ano.
. A) treinamento em serviço, sob a responsabilidade da Instituição de ensino credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica: aproximadamente 80% do total da carga horária.
. B) Atividades em pesquisas em HOMEOPATIA: aproximadamente 5% das atividades totais.
. C) CURSO TEÓRICO, com ênfase nos princípios fundamentais da homeopatia e sua aplicabilidade prática, buscando conhecer especificamente os seguintes conceitos e práticas: conhecer a filosofia homeopática; aplicar a semiologia homeopática, nos critérios próprios de sua anamnese e semiologia; ter noções de metodologia de investigação científica e pesquisa em homeopatia, especificamente
nos seus aspectos diversos da patogenesia, clínica e farmacológica; ter noções dos conceitos de Saúde Coletiva e SUS; conhecer os medicamentos homeopáticos, conforme conteúdo programático- teórico descrito abaixo: aproximadamente 5% das atividades totais.
. D) Sessões clínicas do Serviço de Homeopatia: apresentação de casos clínicos e atualizações clínico-homeopáticas: aproximadamente 8% das atividades totais.
. E) Outras atividades teóricas: aproximadamente 2% das atividades totais.
– Conteúdo programático-teórico para R1 –