Pergunta: Marina ( Hospital de Urgência de Teresina )
Parabéns pelo site. Bom, penso em fazer residência em oftalmo, mas ao mesmo tempo por não ter na família pessoas da área, fico com medo das dificuldades que posso enfrentar, ja que preciso montar o consultório. O que tens a dizer sobre o inicio da carreira em oftalmo nesse caso ? Pensando nessas dificuldades, como tenho fies, tenho vontade de fazer anestesiologia, devido a maior facilidade de ganhos, mas todos falam que a área esta ficando saturada, que há hoje algumas dificuldades para iniciar carreira. Pode me ajudar na decisão?
Resposta :
A oftalmo é uma das melhores especialidades do momento e o fato de não ter parentes nessa área não vai impedir de vc fazer uma carreira brilhante e compensadora, tanto no aspecto qualidade de vida, quanto remuneração.
O inicio da carreira do oftalmo é feita primeiramente se trabalhando em alguma clinica particular já existente, de um modo geral essa oportunidade é dada pelo próprio staff do hospital onde estiver fazendo a sua residência médica.
Quando for abrir sua própria clinica, vc vai começar com uma clinica simples, com poucos exames e vai adquirindo os equipamentos devagar com financiamentos bancários ou dos próprios fabricantes de equipamentos.
Quanto ao Fies, apesar de representar um valor alto, os rendimentos do médico permitem que se pague o fies com relativa facilidade, por isso vc não deve guiar sua escolha somente pela remuneração mais imediata que pode representar a escolha da anestesio como especialidade.
Na decisão de que especialidade se vai seguir, devemos levar em consideração a qualidade de vida permitida pela especialidade, assim como a remuneração e acima de tudo o tipo de paciente e tipos de patologias com as quais se vai lidar diariamente. É necessário que se esteja confortável com o exercício da prática profissional.
Em tempo, o mercado da anestesio não está e nem estará saturado em breve;
É uma boa especialidade, embora a qualidade de vida não seja das melhores.
Sucesso
Mário Novais