Pergunta: Everton ( Universidade Federal de Alagoas )
Estou me formando este ano e gostaria de ingressar na residencia médica. O problema é que não sei qual residencia fazer. Sei que não quero GO, psquiatria, radiologia e cirurgia. Gosto de procedimentos,mas não os de grande porte. Me interesso também por áreas clínicas. Enfim, muitas pessoas ja me disseram pra fazer clínica e me decidir depois, mas tenho medo de está perdendo tempo. Gostaria da sua opinião. Obrigado.
Resposta :
É relativamente grande o número de estudantes que escolhe uma especialidade de depois se arrepende. Talvez isso aconteça porque muitas vezes a escolha é passional e pouco racional, tipo “gosto de criança, então vou escolher pediatria” ou “quero ser cirurgião porque vou e decido logo o tratamento”, “vou escolher endócrino porque é a especialidade que envolve mais raciocínio no equilíbrio hormonal”, “acho que vou fazer cirurgia plástica porque transformo tudo em beleza”, “ vou escolher neurocirurgia porque é a especialidade de maior status “, “prefiro cardiologia porque o coração é o órgão mais importante”.
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possível, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneracao que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…
Assim, sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e analise com atenção as cinco primeiras especialidades apontadas no seu teste. Esse teste objetiva cruzar características próprias de cada especialidade com o seu perfil pessoal, avaliado de acordo com suas respostas àquelas 17 perguntas do teste.
Sucesso
Mário Novais