Pergunta: Bruno Melo ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Prezado Dr. Mário Novais Inicialmente, parabéns pelo site, muito instrutivo e esclarecedor. Estou no ultimo ano do curso de medicina e tenho interesse em fazer residência em psiquiatria. Pretendo morar em Belo Horizonte – MG e não tenho vontade de ter consultório próprio, gostaria de trabalhar em clínicas especializadas e dar plantões (em hospitais ou clínicas psiquiátricas).
Minha dúvida é sobre o mercado de trabalho da psiquiatria, já li alguns tópicos a respeito, mas gostaria de saber sobre a oferta de trabalho, se existem empregos em clínicas ou se é fácil conseguir dar plantões na área de psiquiatria. Gostaria de saber também sobre a remuneração, se é possível trabalhar apenas com a psiquiatria sem ter a necessidade de complementar com plantões de clínica médica e coisas do gênero. Muito Obrigado
Resposta :
O psiquiatra tem opção de somente trabalhar em clínicas de psiquiatria como médico assistente de pacientes internados ou mesmo como plantonista, mas acho meio desperdício vc não querer ter consultório próprio, já que pacientes que vc atenda na clinica poderão pretender acompanhar com vc posteriormente.
Os plantões de psiquiatria não são muito bem remunerados e no consultório próprio vc vai poder melhorar muito sua renda.
Veja bem, o consultório não necessita ser exatamente seu, vc pode simplesmente alugar horários em consultórios de outro psiquiatra.
A renda do psiquiatra pode ser boa dependendo do tempo de formado e da cidade onde estiver trabalhando, assim não haverá necessidade de vc dar plantões de clinica médica.
Mais algumas informações sobre a psiquiatria poderão te ajudar na escolha dessa especialidade :
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.
Sucesso
Mário Novais