Pergunta: Júlio Campos ( Universidade Severino Sombra – Vassouras )
Olá Mário, seu site é tudo que sempre quis hahaha interessantísimo! Eu queria informações sobre a área de Neurologia, mais especificamente, sobre essas 3 questões: 1 – Panorama financeiro da profissão, e se há procedimentos nessa área 2 – Residência médica é mesmo necessária, ou nessa área a pós-graduação pode ser interessante? 3 – Possibilidade de empreendedorismo na área, ou seja, se há como fazer negócio na profissão para mais tarde ter uma renda extra. MUITO obrigado! Abraço
Resposta :
A neurologia é especialidade de acesso direto com duração de 3 anos na residência médica. Embora existam cursos de pós graduação, a recomendação é que seja dado preferência aos programas de residência, onde a parte prática é maior.
O mercado médico é carente de profissionais nessa especialidade, o envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela, os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela, a qualidade de vida do profissional é razoável , mas é uma especialidade um pouco triste. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
Um Mercado promisssor para o neurologista e que tende a se expandir rapidamente é o de casas de repouso ou centros de convivência para idosos, o que representa grande oportunidade para o empreendedorismo.
Outra possível área de atuação e ainda pouco explorada é o tratamento da dor, área essa que também pode ser explorada pelos ortopedistas e pelos anestesistas.
Sucesso
Mário Novais