Pergunta: Danilo Micael ( Universidade Federal de Campina Grande )
Dr. Mário Novais parabéns pelo site. Sempre pensei em fazer anestesiologia, porém varios familiares e colegas médicos vem me desestimulando a fazer por causa da dificuldade de entrar em boas cooperativas e não conseguir trabalhar na especialidade. Como você vê essa situação? obrigado desde já pela atenção!
Resposta :
O início da carreira do anestesiologista é muito tranquilo. Não existe a menor dificuldade em crescer na especialidade de anestesio. Pelo contrario, é a especialidade onde se tem a melhor remuneração a curto prazo e normalmente durante a própria residência médica, o residente já vai tendo oportunidades oferecidas pelo próprio staff do local onde estiver fazendo a residência.
Algumas observações sobre a especialidade podem te ajudar na escolha :
A anestesiologia possibilita ganhos financeiros muito maiores do que a maioria das especialidades e também maior independência de patrões e de convênios. Por outro lado a qualidade de vida é prejudicada, principalmente no início de carreira, pela irregularidade de horários e pelas urgências.
Com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele pode organizar sua vida e seus horários e desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
Importante na sua avaliação deve ser também como você se sente em relação ao tipo de paciente com os quais irá trabalhar e como será o seu dia-a-dia. Isso é fundamental na sua escolha; lembre que estará fazendo uma escolha para cerca de 40 anos de atividade profissional
Sucesso
Mário Novais