Pergunta: Mariana ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Sou R1 de cirurgia geral e gostaria de sua opinião sobre qual sub especialidade da cirurgia seria melhor do ponto de vista de remuneração e qualidade de vida. O que você poderia me dizer sobre mastologia ou endoscopia? Grata
Resposta :
Na escolha da especialidade, além da qualidade de vida e da remuneração, é muito importante que vc também considere o tipo de paciente e tipos de patologia daquela especialidade. Vc deve imaginar ou pegar informações com os diferentes especialistas e ver como é o dia-a-dia de cada um.
Ainda é cedo para vc se definir, deixe para o final do R2, quando vc já vai ter tido mais contato com diferentes tipos de cirurgias e ver se a identificação é maior com algum tipo de paciente e de patologia.
Das sub especialidades cirúrgicas, a procto, a uro e a vascular são as consideradas melhores, do ponto de vista remuneração e qualidade de vida.
A plástica exige maior tempo de formação e consolidação no meio cirúrgico e leva a menos tempo de atividade profissional. O mesmo ocorre com a cirurgia cardíaca e com a neurocirurgia.
A mastologia pode ser beneficiada pelo envelhecimento da população ( maior incidência de câncer ) mas fica prejudicada pelas medidas atuais de diagnóstico precoce ( o que reduz o número de casos cirúrgicos ). Além disso é uma especialidade um pouco triste porque lida com alguns casos incuráveis e com algumas mutilações ( o aspecto psicológico de uma mulher que teve que retirar uma mama é meio duro para o especialista ).
A endoscopia é uma boa especialidade, mas sofre concorrência do gastro e do procto nas endoscopias de aparelho digestivo e dos pneumos nas endoscopias respiratórias.
De qq modo aí vão mais algumas informações dessas especialidades :
Mastologia
A Mastologia é uma especialidade em franco crescimento pela importância que se tem dado ultimamente à prevenção do câncer de mama e da relevância da mamografia como exame obrigatório após os 40 anos de idade.
Filiados à Sociedade Brasileira de Mastologia, existem cerca de 2.000 profissionais entre clínicos, cirurgiões, psicólogos, radioterapeutas e qualquer outro especialista que se envolva com patologias mamárias.
Existem dois tipos de mastologistas: o mastologista clinico , que geralmente tem origem na ginecologia ou na endocrinologia e o mastologista cirurgião, de origem na cirurgia geral, plástica ou mesmo na ginecologia.
Apesar da especialidade ser classificada como especialidade relativamente triste, a qualidade de vida do mastologista é boa, o mercado de trabalho é bom, em expansão e permite bons ganhos financeiros ( principalmente para os cirurgiões ), desde que seja dada mais importância à medicina privada.
Endoscopia
A residência em endoscopia (com duração de 2 anos) exige um pré-requisito de 2 anos de cirurgia geral ou de clinica médica ou de gastroenterologia.
Geralmente o programa abrange endoscopia respiratória e endoscopia digestiva, mas como tratam-se de patologias muito diferentes, dificilmente algum profissional fica atuando nas duas áreas.
Muitas residências de gastroenterologia permitem um R3 focado em endoscopia digestiva alta e baixa.
A Gastro é uma boa especialidade porque além de permitir boa qualidade de vida, é bastante rentável pela grande incidência de exames complementares como endoscopias altas e baixas e grande freqüência na população de patologias dessa especialidade, como gastrites, úlceras, esofagites, diarréias, colites…
Como gastroenterologista é interessante vc adquirir prática em endoscopia, porque esses procedimentos agregam valor ao preço das consultas. Os aparelhos necessários não são baratos, mas vale a pena o investimento.
Além da possibilidade de se adquirir esses equipamentos por leasing nos bancos, existe ainda a possibilidade de se começar com aparelhos usados e revisados em bom estado.
Urologia
A população envelhecendo, a importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata e os novos medicamentos para disfunção erétil, tem aumentando rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.
Proctologia
A proctologia é uma boa especialidade pois permite uma boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e apresenta vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos que agregam valor ao preço das consultas.
O envelhecimento da população e a atual importância que se tem dado à prevenção do Ca do tubo digestivo baixo, além do aumento dos casos de doenças hemorroidárias ( resultado de dietas extravagantes, constipação intestinal crônica e abuso de álcool ) fazem com que a clientela do proctologista aumente com rapidez, embora o boca-a-boca seja menor do que o de outras especialidades ( pacientes não gostam de dizer que foram ao procto ).
Sucesso
Mário Novais