Pergunta: Roberto ( Universidade do Estado do Pará )
Bom dia, Gostaria de saber se o senhor possui informações sobre a Neuroradiologia intervencionista.
Vi que podem fazer essa especialização Neurologistas, neurocirurgioes, cirurgioes vasculares ou radiologistas. 1 – Qual o melhor pré-requisito para seguir nessa área? Neurologia seria uma boa opção? 2- Existem apenas estágios, ou existe uma residencia de neurorradiologia intervencionista? 3- Como encontra-se o mercado para essa area de atuação? Grato!
Resposta :
A residência médica que existe nessa área é de radiologia intervencionista e não de neuroradiologia intervencionista e tem duração de 2 anos, tendo como pré requisito a residência anterior nas áreas específicas .
A formação de um Neurorradiologista Intervencionista não se resume ao aprendizado de manipulação de cateteres e materiais mas deve incluir sólida formação e experiência em neurologia clínica, neurorradiologia diagnóstica, clínica neurocirúrgica e sobretudo o hábito de trabalhar em multidisciplinaridade, já que muitos casos irão requerer o trabalho conjunto de colegas de outras especialidades.
A principal atuação desse especialista será em :
Angiografia Cerebral e Medular
Angioplastia Percutânea das Artérias Carótidas e Vertebrais
Embolização de Malformações Artério-venosas Cerebrais e Fístulas durais
Tratamento Endovascular dos Aneurismas Cerebrai.
Embora radiologistas intervencionistas com formação em radiologia, neurologia ou cirurgia vascular possam atuar nessa área, na minha opinião o neurocirurgião com especialização em neuroradiologia intervencionista, será o especialista mais indicado para esses procedimentos já que, por exemplo, uma malformação artério-venosa cerebral cujo tratamento iniciou com uma dessas técnicas, pode necessitar ir para neurocirurgia aberta de urgência.
O mercado desses especialistas é restrito, mas existe uma tendência a aumentar muito com o aparecimento ( como já existe fora do Brasil ) de serviços de emergência em acidentes vasculares encefálicos ( stroke ) e também com o envelhecimento da população e consequente aumento de patologias neurológicas próprias das idades mais avançadas.
Sucesso
Mário Novais