Pergunta: Rodrigo ( Universidade Severino Sombra – Vassouras )
Olá Eu gostaria de saber mais à respeito da área Medicina do exercício e do esporte. Como é o campo de trabalho, remuneração, etc. Desde já agradeço!
Resposta :
A residência médica em Medicina do esporte é de acesso direto ( oferecida ainda em poucos serviços ) e tem 3 anos de duração. Existem também alguns cursos de pós graduação com 2 anos de duração.
Basicamente existem dois caminhos e duas áreas em relação à medicina do esporte:
A primeira ( menos escolhida ) tem a ver com o condicionamento físico de atletas e envolve fisiologia, cardiologia, pneumologia, nutrologia, dosagens enzimáticas…com objetivo de sugerir programas específicos e individualizados de treinamento para atletas de ponta. Essa área tem um mercado um pouco restrito às associações esportivas. Pode até ser bem remunerado, mas é um mercado um pouco fechado.
A outra área da medicina do esporte está ligada a ortopedia e envolve não somente o condicionamento físico, mas principalmente o condicionamento muscular e lesões de esforço repetitivo. Essa segunda área tem um mercado mais amplo e permite ao profissional ( também com sua formação de ortopedista ) praticar a ortopedia geral ( que é uma das melhores especialidades ) e focar mais na lida com atletas.
Do ponto de vista, mercado de trabalho e remuneração, sem dúvida, para o profissional médico que tem muito prazer em lidar com esporte, o melhor caminho é a residência em ortopedia e posterior residência ou pós em medicina do esporte.
Sucesso
Mário Novais