Pergunta: Daniel Monnerat ( Universidade do Grande Rio )
Olá Dr.Mário Novais,gostaria que você,se possível,me esclarecesse sobre 2 carreiras médicas,quanto ao mercado de trabalho e grau de dificuldade para entrar nas provas de residência,
bem como quais são as mais conceituadas escolas de ensino para as respectivas áreas : clínica médica e anestesiologia !
Resposta :
Não devemos escolher a especialidade de acordo com a dificuldade na prova de residência, porque fazendo um bom curso preparatório e estudando bastante vc poderá passar em qualquer especialidade.
Na escolha da especialidade, devemos levar em consideração basicamente 3 aspectos :
- Que qualidade de vida essa especialidade me permite ?
- Quais são as possibilidades de ser bem remunerado ?
- Que tipo de paciente vou atender ?
A terceira pergunta deve ser fundamental na sua escolha, já que vai lidar com esse tipo de paciente por muitos anos, sendo importante que esse contato seja confortável para você.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia,pediatria, neurocirurgia…
Os melhores serviços para se fazer residência são aqueles que tenham um bom numero de pacientes ( residência é treinamento em serviço ), bom staff e boa estrutura hospitalar. De um modo geral os serviços universitários são boa escolha, embora muitos não tenham a estrutura hospitalar desejada ( o que acaba sendo compensado pela excelência do staff ).
A dica é inscrever-se em todos os lugares e depois que tiver com o resultado na mão, se procurar informações visitando os serviços e conversando com residentes do local para ver pontos fortes e fracos e daí fazer uma escolha bem racional.
Sucesso
Mário Novais
Veja também