Pergunta: Gabriela Trindade (Universidade Federal do Rio Grande do Sul )
…Gostaria de saber mais informações sobre a Radioterapia! Como está o mercado, remuneração, qualidade de vida, carga horária e o qual o real envolvimento com pacientes?
Resposta : A radioterapia é uma especialidade pouco conhecida até pelos próprios médicos.
Como depende de equipamentos muito sofisticados, existem poucos serviços onde vc possa fazer a residência médica. São cerca de 15 serviços no Brasil, sendo 9 deles em São Paulo , 1 no Rio, 1 em Porto Alegre e outros espalhados.
Ao todo são aproximadamente 30 vagas por ano para novos residentes e os serviços mais conceituados são o Hospital do Câncer A.C.Camargo (SP- 3 vagas para residência) e INCA (RJ- 6 vagas por ano). A duração da residência é de 3 anos.
O envelhecimento da população, a incidência maior de Câncer, o diagnóstico mais precoce e o bom resultado obtido com a radioterapia, são fatores positivos para o futuro da especialidade.
Apesar de haver alguma escassez de radioterapeutas, a lei da oferta e da procura não é tão fidedigna nessa especialidade, porque como são relativamente poucos serviços existentes, os empregos públicos são mal remunerados ( como também em outras especialidades ) e os serviços particulares se aproveitam de serem poucos para também remunerar mal.
Se algum dia houver um movimento conduzido pela Sociedade de Radioterapia e semelhante ao realizado pelos anestesistas, de união da classe, com certeza a remuneração dos radioterapeutas vai melhorar.
Na radioterapia a qualidade de vida do profissional é boa, a carga horária é regular e tranquila, mas é uma especialidade triste pelo tipo de paciente, além do médico perder o status de profissional liberal, sendo sempre um médico contratado.
O envolvimento com pacientes é pequeno porque após o tratamento eles retornam para seus oncologistas clínicos.
A relação completa dos serviços de radioterapia no Brasil, vc pode obter no site www.sbradioterapia.com.br e até fazer, por telefone, um levantamento de salários na sua região.
Sucesso
Mário Novais