Pergunta: Hugo Otávio ( Universidade Federal de Pernambuco )
… Gostaria de saber as aptidões necessárias para a Medicina da Família e Comunidade, bem como a qualidade de vida do profissional, tendências para os próximos anos dessa especialidade e a possibilidade de abrangência/tipo de paciente que o mesmo estará apto a tratar
Resposta :
A Medicina de Família (PSF) é a especialidade que provavelmente possa trazer mais resultados em termos de saúde da população, mas como depende muito de ações governamentais, ela se torna uma especialidade não tão boa. No início os programas de saúde da família remuneravam muito bem (até R$ 15.000,00 por 20 horas de trabalho semanal), mas hoje já existem programas que remuneram apenas R$ 6.000,00 por essa carga horária .
Do ponto de vista técnico, uma residência prévia em clinica médica ou em pediatria , facilitaria muito o seu desempenho na área de saúde da familia.
Considerando que dos pacientes que procuram atendimento médico, mais de 80 % apresentam problemas simples e de fácil resolução, o papel do médico de família e generalista é ao mesmo tempo muito simples e também muito importante, embora a cultura da população seja a de procurar sempre um especialista.
O médico dessa especialidade ( medicina de família ) deve ter conhecimentos básicos de medicina e do tratamento das doenças comuns e do ponto de vista qualidades pessoais, deve ser uma pessoa tranquila, tolerante, com capacidade de dar bastante atenção aos seus pacientes e acima de tudo deve “gostar de pessoas e de relacionamentos pessoais”.
Como na escolha da especialidade, é fundamental que se leve em consideração o tipo de paciente com quem vai lidar no exercício da profissão, sugiro que vc frequente algum PSF (sua faculdade deve ter um desses) para ter certeza de que se identifica com esse tipo de atendimento.
Sugiro que vc faca o teste vocacional encontrado em nosso site e analise com tranquilidade as 5 primeiras opções apontadas no teste.
Sucesso
Mário Novais