Pergunta: Fábio Brito ( Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA )
Olá Dr, inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelos relevantes serviços do site. Sou interno do 5° ano do curso, tenho 21 anos e atualmente estou totalmente resolvido a seguir a Cirurgia como carreira da minha vida,
porém persiste a dúvida quanto à sub-especialidade desta área tão variada. Ultimamente meu interesse pela Cirurgia Vascular aumentou e estou considerando seguir este caminho, aí entra minha dúvida: Existe possibilidade de contração do mercado para esse profissional, dada à competição com os profissionais hemodinamicistas ? Existe risco de, em mais ou menos 10 anos, o cirurgião vascular ficar com menos atribuições que as que ele tem hoje? Gostaria muito de uma resposta esclarecedora e desde já agradeço a atenção.
Resposta :
No momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
De qualquer modo, esclarecendo sua dúvida, a cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes. Na vascular a formação exige 2 anos de cirurgia geral e mais 2 anos de vascular.
Na cirurgia cardiovascular são exigidos 2 anos de cirurgia geral mais 4 anos de cardiovascular.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.
No nosso site, na seção carreira médica e ajuda na carreira, existem mais observações sobre essas duas especialidades.
Sucesso
Mário Novais