Pergunta: Tierri ( UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina)
Boa noite. Sou médico já formado e trabalho em um PSF no interior de SC há cerca de 1 ano e meio. Não prestei prova ainda pois não sei ao certo o que pretendo fazer de especialidade.
Fiz o teste no site o qual teve como resultado algumas especialidades que não gosto , mas outras interessantes. Gostaria de fazer uma especialidade que reúna clínica e procedimentos, pois atendendo no psf percebi que o que realmente mais me estressa é ficar o dia todo dentro do consultório; bom retorno financeiro e principalmente qualidade de vida. Simpatizo com algumas, como endocrino, otorrino, psiquiatria, oftalmo, anestesio e principalmente ortopedia. Gostaria de alguma orientação e dica de o que se encaixaria melhor. Também se hoje endocrino faz basicamente clínica ou tem possibilidade de algum procedimento? Grato pela atenção.
Resposta :
A experiência que vc adquiriu ficando esse tempo no PSF foi interessante, até para vc saber o que Não gostaria de ficar fazendo por mais 40 ou 50 anos de vida profissional.
Agora, acho q seu primeiro passo deveria ser o de investir na sua carreira e procurar fazer residência médica em um grande centro, tipo São Paulo ou Rio de Janeiro.
Para isso vai ter que se preparar em algum curso tipo Medcurso ou Medcel , já que a competição é grande.
É claro que nesse momento precisa decidir sua especialidade futura.
Algumas observações :
A otorrino é uma ótima especialidade, não permite um contato muito grande com os pacientes porque não existe muita relação de dependência paciente-médico, mas tem procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma boa remuneração. O envelhecimento da população tende a aumentar a clientela, em função das deficiências auditivas comuns à essa faixa etária.
A endócrino também é uma boa especialidade e com boa remuneração porque, apesar de permitir procedimentos e cirurgias, é uma especialidade de boca-a-boca rápido na clientela e uma das poucas que permite ao profissional ser independente de convênios já que a clientela cresce rapidamente, principalmente em função da preocupação atual e futura com a obesidade.
Anestesio é a que permite o maior ganho financeiro a curto prazo, mas perde um pouco na qualidade de vida.
A oftalmologia é hoje uma das melhores especialidades, pois permite uma excelente qualidade de vida, vários procedimentos clínicos ( exames ) e cirúrgicos que agregam valor à consulta e também se beneficia do envelhecimento da população , alem de criar uma dependência saudável da clientela com seu médico e excelente remuneração.
Ortopedia também é uma ótima especialidade, beneficiada pelo aumento da faixa etária da população e pela importância que se tem dado às atividades físicas como manutenção da saúde. Os ortopedistas conseguem ótimos ganhos financeiros.
Veja que vc tem muitas boas opções, mas deve levar sempre em consideração o tipo de paciente que irá atender no dia a dia. Isso é fundamental.
Sucesso
Mário Novais