WiDoctor

Remuneração em Cidades Menores

Pergunta : Daiane ( Faculdade de Medicina da USP )

Boa tarde. Vejo muitas perguntas sobre a remuneração das especialidades médicas e a maioria das respostas inclui considerações a respeito da cidade em que se pretende trabalhar depois de formado. Minha dúvida está justamente nesse ponto: a remuneração no interior é maior ou menor que nos grandes centros? Por exemplo, pretendo trabalhar numa cidade de médio porte como São José dos Campos (700 mil hab) ou pequeno porte como Guaratingueta (100 mil hab). Minhas possibilidades de ganho financeiro são maiores ou menores em relação à atuação em São Paulo?

Obrigada

Resposta :

Realmente é muito dificil prever se você seria mais bem remunerada em São Paulo-capital ou em uma cidade menor, pois depende de uma série de fatores, como especialidade escolhida, concorrência local, rede de relacionamentos na cidade, possibilidade de convênios, tempo de formado,  resultados técnicos , marketing utilizado…

Genericamente, em uma cidade como São Paulo, as oportunidades são maiores, embora a qualidade de vida seja inferior.

Em cidades menores como Guaratinguetá, a penetração no mercado de trabalho é um pouco difícil, a não ser que tenha familiares de grande influência na cidade ou que opte por alguma especialidade com carência na região.

Em cidades médias como São José dos Campos, o mercado já pode absorver especialistas com mais facilidade e com menos resistência.

A sugestão é que você faça sua residência em São Paulo e quando estiver terminando a formação reavalie as circunstâncias do momento.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.