Transmissão oral de Doença de Chagas em área endêmica brasileira | WiDoctor
WiDoctor

Transmissão oral de Doença de Chagas em área endêmica brasileira

Diante da confirmação de sete casos transmitidos por via oral de doença de Chagas no Amazonas, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) reiterou a importância dos cuidados com a higiene dos alimentos na hora da compra, preparação, conservação e consumo. Essa é a principal forma de prevenir contra a Doença de Chagas.

 

A transmissão da doença acontece por meio do contato direto com as fezes do barbeiro infectado ou pela ingestão de alimentos contaminados com as fezes infectadas.

 

Em todos os casos descritos ocorreu transmissão da doença pelo suco de açaí contaminado. Todas eram da mesma família e consumiram o alimento, enquanto outros parentes próximos não tomaram o suco e não apresentaram sintomas.

 

No estado da região Norte brasileira, contudo, há pouquíssimos casos registrados em 2016 – justamente pelos tipos de construções evitam proliferação do barbeiro aqui.

 

Neste contexto, o representante da FVS diz que a transmissão da doença na região acaba sendo mais por meio do consumo de alimentos da floresta, preparados sem a higiene necessária.

 

Diante dessa situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) reforça o pedido para que a população tome os cuidados necessários na hora de preparar e consumir estes produtos.

 

Valeria, nesse contexto, a educação da população – nesse caso – para evitar o surgimento de novos casos semelhantes a esses no estado brasileiro e em todas as regiões endêmicas da doença do país – papel esse que deveria ser executado também pelos médicos e demais agentes de saúde. Os bons hábitos de higiene no manuseio do alimento e a verificação de sua origem pela população, porfim, são essenciais para profilaxia da transmissão por via oral da doença.

 

Fonte: Band.com

Sobre Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ.

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.