Dúvida na Escolha da Especialidade | WiDoctor
WiDoctor

Dúvida na Escolha da Especialidade

Pergunta : Suellen ( Universidade do Oeste Paulista

Olá Dr! Gostaria de parabenizar pelo site primeiramente e agradecer já que tem me ajudado bastante em vários aspectos. Estou no sexto ano da faculdade e ainda tenho algumas dúvidas em relação a qual especialidade seguir. Confesso que gosto de várias áreas e isso dificulta mais ainda a minha decisão. Gosto bastante de procedimentos, de emergência, no entanto a clínica e suas nuances me encantam assim como a pediatria que além da clínica tem em conjunto as crianças, principalmente os bebês, que eu adoro e gosto de me relacionar além de ser algo q me faz bem mesmo com todo desgaste. Comecei a faculdade querendo neurologia ou pediatria. Hoje em dia continuo gostando de ambas mas em relação a neuro gosto muito mais da parte teórica do que da prática por ser bastante triste e nao tão resolutiva em determinadas patologias. Gosto bem mais de hospital do que da rotina de consultório. Já pensei em algumas outras especialidades clínicas, em anestesio pra fazer uti, e claro na pediatria mas gostaria de fazer sub em uti ou neonatal caso opte mesmo por essa aerea, mas confesso que a desvalorização me deixa um pouco insatisfeita, além de saber q a remuneração não condiz com a responsabilidade, rotina e nível de stress do pediatra. Depois da residência pretendo voltar para minha cidade que é no interior do paraná com uma média de 50mil Hab. A pediatria vem como primeiro opção mas na maioria dos meus testes vocacionais ela nunca aparece entre as primeiras. Estou bastante insegura em relação a essa decisão. Sei que o texto ficou grande mas gostaria mto da sua análise e da sua opinião em relação as minhas várias dúvidas. Agradeço desde já a atenção e a ajuda! Abraços!

Resposta :

Gostar de mais de uma especialidade é comum e não é errado. Só que vai ter que escolher apenas uma e não ficar pensando se deveria ter escolhido outra…

A neurologia é uma especialidade classificada como “triste” pelos tipos de patologias com as quais vai lidar, logo tem que ter um bom equilíbrio emocional para lidar com essa especialidade. O mercado é bom principalmente pelo envelhecimento da população.

A pediatria é uma especialidade alegre, permite muitas satisfações pessoais, contatos e o profissional adquire um papel importante junto às famílias. Pediatras são muito bem vistos na sociedade local.

No entanto a pediatra é uma especialidade bem desgastante para o profissional, principalmente em cidades pequenas. É comum baterem na casa do pediatra de madrugada ou ter um excesso de telefonemas a qualquer hora do dia. Além disso não apresenta quase nenhum procedimento que possa agregar valor ao preço da consulta. Logo a remuneração não é tão boa. A sub especialidade UTI Neonatal depende de haver UTI na região e vai acabar sendo plantonista sempre ou no máximo chefe de uma uti, com inúmeras responsabilidades.

Anestesio vai te permitir uma ótima remuneração, porém, a qualidade de vida vai ficar prejudicada. Clínica médica de depois terapia intensiva poderia te agradar, mas também vai ser plantonista sempre ou no máximo chefa da UTI.

As melhores especialidades do momento são : oftalmologia, otorrino, dermatologia, radiologia, ortopedia, endócrino e gastro.

Vc precisa se imaginar no dia a dia de cada uma delas e ver em qual se sentiria mais confortável com tipos de patologias de cada especialidade.

Além disso, se planeja ir para uma cidade pequena, vale a pena analisar o mercado médico local e quais especialidades podem ser mais carentes na região.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.