Plantões de Clínica Médica por Especialistas | WiDoctor
WiDoctor

Plantões de Clínica Médica por Especialistas

Pergunta : Vitor Savio ( Universidade Federal do Vale do São Francisco )

Boa tarde. Sou aluno do segundo período de medicina e gostaria de saber se médicos de especialidades como Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e entre outros, têm espaço no mercado para dar plantões em PS. Penso nisso pois não gostaria de fazer clínica médica e depois prestar outro exame para um especialidade. Todavia, parece-me que clínicos estão mais habilitados para dar plantão do que especialistas formados em áreas de acesso direto. Gostaria de poder trabalhar com otorrino, mas também ter espaço em pronto socorros para incrementar a renda até que seja possível, por exemplo, possui o próprio consultório. Pediatras são requisitados para plantões, mas sua remuneração não é tão alta e a qualidade de vida baixa.

Resposta :
Ainda é muito cedo para vc se preocupar com isso. Lá pelo nono ou décimo período vc vai estar sabendo mais sobre a prática médica e vai ser mais fácil tomar esse tipo de decisão.

De qq modo aí vão algumas informações sobre sua dúvida :

No momento de formar e conseguir fazer o registro no Conselho Regional de Medicina, os médicos estarão aptos legalmente a exercer a medicina e mesmo sem ter muita experiência e sem ter se especializado, a maioria inicia suas atividades profissionais dando plantões como clínicos em serviços de emergência em hospitais particulares.
Mesmo depois de já estar cursando um programa de residência de qualquer especialidade, a maioria continua dando plantão nesses serviços para aumentar a fonte de renda, que é pequena originária da residência médica.

Como a maioria desses serviços representam mais um “pronto atendimento “do que uma emergência real, logo logo o médico recém formado adquire prática nesse tipo de atendimento.

Mesmo depois de terminada a residência, muitos especialistas continuam a dar esse tipo de plantão ( como clínicos ) até “emplacar “ no mercado da sua especialidade.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.