Diuréticos, Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica | WiDoctor
WiDoctor

Diuréticos, Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica

De acordo com estudo PATHWAY3 a combinação de amilorida e hidroclorotiazida pode ser eficaz para o controle da pressão arterial.

O uso de inicial do tiazídico para controle da PA não tem sido utilizado com frequência na prática clínica, diante do risco do paciente desenvolver hiperglicemia e, então, Diabetes. De acordo com pesquisas com os fármacos, o desenvolvimento de Diabetes em pacientes chega a 30% dos casos. Pesquisadores acreditam que seu efeito hipoglicemiante está relacionado a hipocalemia ocasionada pelo seu uso. Então, houve a sugestão pela Sociedade Europeia de Cardiologia de associação de hidroclorotiazida com amilorida – um diurético poupador de potássio – no intuito de contrabalancear a perda do íon.

Envolveram em um estudo 440 pacientes com PA sistólica > 140mmHg, dividindo os participantes em três grupos:

I) Uso de apenas Hidroclorotiazida para controle da PA;
II) Uso de apenas Amilorida para controle de PA;
III) Uso de ambos os medicamentos.

Durante determinado períodos de tempo – 12 e 24 semanas – foram aferidas as pressões arteriais, a glicose e a concentração de potássio sanguínea dos pacientes.

O uso dos medicamentos isolados gerou uma queda semelhante da PA, sendo que a Amilorida provocou aumento dos níveis de potássio sem hiperglicemia. O oposto, contudo, ocorreu com o uso isolado de Hidroclorotiazida, que resultou em hipocalemia e hiperglicemia.

O uso associado dos diuréticos reduziu a PA a níveis menores e, ainda, preservou os níveis de potássio e glicose. Nesse contexto, houve confirmação da hipótese de relação entre os níveis de potássio e de glicose. Assim, a administração dos fármacos concomitantemente surgiu como uma maneira de controlar o risco de desenvolvimento de Diabetes em portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.

Fonte: European Society of Cardiology

Sobre Rafael Kader

Aluno da Faculdade Nacional de Medicina - UFRJ.

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.