Novembro 22, 2024

A partir de um trabalho feito originalmente nos EUA, que nós adaptamos para o Brasil, foi pesquisada a opinião de médicos de diferentes especialidades, onde eles mesmo deram notas em relação a algumas características de suas especialidades.
O teste foi montado em cima disso, com um tratamento matemático onde comparamos a importância que você daria para cada um desses itens (ex. ganhos financeiros, tempo livre, status etc.) com as opiniões dos especialistas que participaram da pesquisa.
Quanto maior for a semelhança entre suas notas e as notas dadas por aqueles especialistas, mais próximo você está daquela especialidade. Assim, não existe gabarito para o teste, mas sim uma comparação de prioridades.

 

 

 TESTE VOCACIONAL

WIDOCTOR :: RESULTADO DO TESTE

Parabéns! Você concluiu o Teste Vocacional do WiDoctor e ganhou 35% de desconto no curso ABC da Sutura!

Clique aqui para garantir sua inscrição


A relação abaixo mostra em ordem decrescente as especialidades que mais se aproximaram de seus princípios comportamentais.

Esperamos que esta relação possa auxiliá-lo em uma escolha racional da sua futura especialidade.






WIDOCTOR :: SEGUNDO PASSO: ANÁLISE DE COERÊNCIA


Analise a ordem criada de acordo com as notas que você atribuiu a cada um dos itens e verifique se existe coerência entre suas notas.

Se necessário, modifique as notas acima procurando atingir uma maior coerência. Evite notas iguais para itens diferentes.

Lembre-se: quanto mais importante para você for um desses itens, maior deverá ser a nota atribuída a ele.



WIDOCTOR :: PRIMEIRO PASSO: DÊ SUA NOTA


Responda às perguntas abaixo com a maior sinceridade possível, dando notas de zero a dez para sua resposta.

Para maior precisão use notas com duas casas decimais, exemplo 7.53.


1. Autonomia é a capacidade do profissional de resolver seus casos médicos sem depender de outros especialistas. Esta autonomia seria pouco ou muito importante?
Dê sua nota

2. Algumas especialidades envolvem um tempo maior de contato direto do médico com o paciente. VOCÊ gosta pouco ou muito deste relacionamento direto com o paciente?
Dê sua nota

3. Em algumas especialidades é grande o grau de dependência do paciente em relação ao médico. VOCÊ gostaria pouco ou muito de ter os pacientes dependentes de você?
Dê sua nota

4. No dia-a-dia de sua especialidade você gostaria que houvesse uma grande diversidade de patologias? Isso é pouco ou muito importante para VOCÊ?
Dê sua nota

5. Que grau de importância VOCÊ dá ao tempo livre que o especialista dispõe para dedicar a si mesmo e à sua família?
Dê sua nota

6. VOCÊ gostaria de uma especialidade que exigisse muitos conhecimentos técnicos para o seu desempenho? Isso é pouco ou muito para VOCÊ?
Dê sua nota

7. Que grau de importância VOCÊ dá aos ganhos financeiros que uma especialidade pode permitir?
Dê sua nota

8. Para VOCÊ é pouco ou muito importante que haja possibilidade do uso de criatividade no dia-a-dia da sua especialidade?
Dê sua nota

9. Algumas especialidades exigem maior desempenho intelectual, ou seja, exigem mais raciocinio lógico do especialista. VOCÊ gostaria pouco ou muito disso no seu trabalho diário?
Dê sua nota

10. No desempenho diário de sua especialidade, VOCÊ desejaria ter de se relacionar pouco ou muito com outros colegas especialistas?
Dê sua nota

11. VOCÊ gostaria de uma especialidade que exigisse pouco ou muita habilidade manual para o seu desempenho?
Dê sua nota

12. Numa escala de zero a dez, qual o grau de estresse ao qual VOCÊ gostaria de estar submetido durante o desempenho da sua especialidade?
Dê sua nota

13. Algumas especialidade exigem um grau maior de responsabilidade do profissional. Com que grau de responsabilidade VOCÊ gostaria de trabalhar?
Dê sua nota

14. Que grau de importância VOCÊ dá à possibilidade de ter uma regularidade de horário no desempenho de sua especialidade?
Dê sua nota

15. VOCÊ como médico de uma determinada especialidade se preocuparia pouco ou muito com a sua segurança profissional em relação ao futuro?
Dê sua nota

16. Para VOCÊ é pouco ou muito importante trabalhar em uma especialidade na qual os resultados sejam claramente visiveis?
Dê sua nota

17. Que importância VOCÊ dá ao "Status" que sua especialidade e VOCÊ mesmo pode alcançar junto à classe médica e à clientela?
Dê sua nota

WIDOCTOR :: COMO ESCOLHER SUA ESPECIALIDADE MÉDICA


As perguntas que muitas vezes o estudante de Medicina se faz: - Qual é a especialidade da minha vida? E como vou descobrí-la? Talvez não tenham uma resposta absolutamente correta.
Não acreditamos que exista a "especialidade de nossas vidas", mas sim que existam várias especialidade nas quais gostaríamos de trabalhar.
A escolha deve sempre levar em consideração nossas aptidões, nossa personalidade, nossas características individuais, assim como o tipo de atividade que a especialidade envolve no seu cotidiano.
Por isso é fundamental que na hora da escolha da especialidade os alunos conheçam as características delas e qual é o tipo de vida que aquele especialista normalmente leva.
Deve então tentar correlacionar o perfil da especialidade com o seu próprio perfil de personalidade e de comportamento e com suas próprias habilidades específicas.
Levando isto em conta e também considerando que a especialidade de sua vida pode não ser uma só, mas várias, acreditamos que no momento da decisão você deva considerar também o mercado de trabalho, ou seja a possibilidade de conseguir um salário justo pelo que faz.
Levando tudo isso em consideração é que desenvolvemos este teste com o objetivo primordial de alinhar o perfil das especialidades ao seu perfil pessoal.