Tremor Essencial e a Escolha da Especialidade | WiDoctor
WiDoctor

Tremor Essencial e a Escolha da Especialidade

Pergunta : José Augusto ( Universidade de Brasília )

Boa Noite, tenho 21 anos e desde sempre tive Tremor Essencial, gostaria de estudar medicina na Universidade de Brasília, mas não quero trabalhar em consultório, somente clinicando, gostaria de trabalhar como Médico de Emergência, em pronto-socorro ou no SAMU. Acredito que o tremor me limitaria muita nessa área que eu penso em seguir e por esse motivo não conseguiria dar o máximo de mim e ajudar as pessoas com eficiência. Gostaria de uma opinião a respeito do assunto.

Resposta :

Embora o tremor essencial já tenha novas formas de tratamento e a evolução possa ser lenta e mesmo pouco limitante, não acho que valha a pena arriscar optar por alguma especialidade que dependa de habilidades manuais como anestesista ou medicina intensive ou mesmo emergência pois vc vai precisar, em alguns momentos de realizar procedimentos que necessitem uma boa habilidade , assim sugiro que vc opte por uma especialidade clínica.

A anestesio, sem dúvida, deveria ser afastada da sua escolha, mas a medicina intensiva e a emergência ainda poderiam ser possíveis, embora com algumas limitações.

Sugiro que vc analise a possibilidade de alguma especialidade de acesso direto como Radiologia ( uma das melhores especialidades do momento ), infectologia, medicina do trabalho, medicina do tráfego ou psiquiatria.

Caso não tenha interesse em nenhuma dessas, seria melhor optar pela residência em clínica médica e depois escolher alguma sub especialidade clinica ( a endócrino é uma das melhores, por exemplo ) ou mesmo partir para a medicina intensive ou emregência ( conforme estiver seu tratamento para o tremor essencial ).

Sucesso

Mario Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.