Técnica de Estudo: Como devo sublinhar? | WiDoctor
WiDoctor

Técnica de Estudo: Como devo sublinhar?

A primeira fase de nossos estudos é fundamental para preparar nosso material e compreende uma leitura compreensiva com posterior marcação seletiva. Antes de iniciarmos qualquer estudo, devemos nos perguntar quais os temas que merecem nossa maior atenção, isto é, quais as matérias (e quais as pegadinhas) que mais costumam cair nas provas dos concursos. Uma das melhores formas de saber para onde o “vento está soprando” é fazer questões. Muitas questões!

Bem, não é aconselhável que já iniciemos nossa leitura fazendo marcações, pois corremos o risco de selecionar muitas ideias irrelevantes e conceitos duplicados. Desse modo, primeiro realizamos uma leitura lenta e compreensiva e, só assim, iniciaremos nossa marcação. Nesse momento, atenção: para selecionarmos um conceito a ser sublinhado, este deve cumprir 3 condições simultaneamente:

  1. Que não o saiba.
  2. Que não possa deduzi-lo com o que sei.
  3. Que seja importante para a prova.

Por exemplo, todos sabemos que um infarto agudo do miocárdio cursa com dor retroesternal, que irradia para membro superior esquerdo e mandíbula. Desse modo, será fácil identificarmos esse caso clínico em uma questão. Além disso, por ser um conceito muito básico, dificilmente irá ser cobrado dessa forma nos concursos… Lembre-se: ECONOMIZE sua memória! Por mais que fossem 2, 3 linhazinhas, deixe-as! Ao final dos milhares de páginas que temos que estudar para uma prova de residência, 3 linhas por capítulo farão grande diferença!

Aqui seguem mais algumas dicas para que façamos nossas marcações de maneira inteligente:

  • É melhor termos a sensação de que estamos sublinhando pouco. Inclusive porque, durante as revisões, poderemos sempre marcar conceitos novos que acreditemos ser importantes.
  • Evite as duplicações. Devemos trabalhar nossa memória visual, deste modo, evite estudar dois temas por materiais diferentes. Por exemplo, não estude Doença de Kawasaki (uma vasculite infantil) nos livros de reumatologia E de pediatria. Escolha um e, se necessário, complete-o com informações adicionais.
  • Para facilitar ainda mais a memorização, tente fazer esquemas/quadros com o resumo dos pontos principais.
  • Apesar de ser muito pessoal, não aconselha-se usar mais de 2 cores para sublinhar. Geralmente uma para o texto em geral e outra, mais chamativa, apenas para as palavras chave.

Referência: Guía del Alumno 2015 – Academia AMIR (um curso preparatório para as provas de residência médica na Espanha).

Sobre Igor Torturella

Acadêmico de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.