WiDoctor

SUS inclui teste rápido para Dengue e Chikungunya

Além de oferecer os testes rápidos para HIV e hepatite – com resultados que podem ser verificados em alguns minutos – o Sistema Único de Saúde irá oferecer testes semelhantes para Dengue e Chikungunya. O anúncio da novidade informa que será possível identificar a presença ou não dessas doenças nos pacientes em cerca de 20 a 30 minutos, não necessitando de estrutura laboratorial para realização – fato que diminui os custos do exame.
A inclusão foi oficializada no Diário Oficial na quinta-feira (10). Para realizá-lo, é necessário apresentar sintomas relacionados às enfermidades e ter o cartão do SUS, feito em qualquer unidade de saúde com a carteira de identidade.

Desde 2016, a Agência Nacional de Saúde indicou obrigatoriedade de cobertura desses exames pelos planos de saúde. Tem sido motivo de reclamações por muitos pacientes usuários, contudo, a falta de cumprimento às regras determinadas pela ANS.

Os testes rápidos têm elevado valor epidemiológico para o Governo e preventivo tanto no âmbito da detecção quanto do tratamento precoce das doenças.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/

Autor: Rafael Kader

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.