Robótica e Telemedicina | WiDoctor
WiDoctor

Robótica e Telemedicina

 

Um conceito inovador na área da saúde é a Telemedicina. Trata-se do conjunto de todas as atividades de cuidado e atenção à saúde prestadas à distância por um profissinal de saúde a um paciente. É um conceito que se afirma a partir da crescente importância que assumem as comunicações e a informação nos cuidados à saúde. Isto se verifica especialmente no ambiente hospitalar onde se estima que 100.000 vidas são perdidas todos os anos nos EUA por erros cometidos às custas de falhas de comunicação.

A partir dessas observações começou-se a buscar soluções para alcançar um melhor manejo das informações que circulam nos ambientes da saúde. A Telemedicina busca minimizar o tempo gasto com deslocamentos e otimizar o registro e processamento de dados. Essas atividades demandam tempo, esforço e atenção constante, e, por isso, expõem os profissionais ao risco de cometer erros e ao stress.  

 

RP-VITA

 É o primeiro robô da telemedicina aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration). Permite que os médicos possam cuidar de seus pacientes à distância por meio de um tablet instalado em um robô com capacidade de se deslocar sozinho dentro de um hospital. Esse dispositivo inteligente pode ser programado para acompanhar profissionais de uma equipe nas visitas de rotina em enfermarias. O robô já foi implantado comercialmente em sete hospitais americanos e é um produto da empresa InTouch Health que além de introduzir inovações da telemedicina ajudou a reduzir a taxa de infecções hospitalares.

http://www.intouchhealth.com/products-and-services/products/rp-vita-robot/

 

 

Sobre Leonardo

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.