Resumão de bactérias patogênicas | WiDoctor
WiDoctor

Resumão de bactérias patogênicas

Microbiologia talvez seja uma das matérias mais odiadas do ciclo básico pelos alunos de medicina. Este resumo foi feito pra você que brigou com essa matéria alguns períodos atrás, mas agora paga um preço alto em DIP.

Podemos identificar os germes por métodos morfológicos ou bioquímicos. A morfologia das bactérias é facilmente percebida pela microscopia, mas geralmente é incapaz de afirmar com precisão qual espécie de bactéria encontramos. Ela apenas sugere o gênero através da epidemiologia, da sua forma, coloração, do espécime analisado, etc. Já os testes bioquímicos são muito mais precisos por trazerem muito mais informações, como qual o tipo de metabolismo do germe, se certas enzimas específicas estão presentes na bactéria, entre outras informações mais seletivas. O estudo da morfologia frequentemente antecede a avaliação bioquímica pois a primeira fornece pistas de como os testes mais sofisticados devem ser feitos. Seguiremos esta ordem para mantermos um raciocínio didático e prático.

Primeiramente, a coloração mais usada no estudo da morfologia é a de Gram. As Gram positivas são coradas em roxo e possuem parede celular, enquanto as Gram negativas não possuem essa estrutura e são vistas em rosa. Colorações especiais são usadas em casos seletivos e falaremos delas posteriormente por tratarem-se de exceções.

A forma da célula bacteriana é a segunda característica avaliada na microscopia. Quatro formas são clássicas neste estudo: coco (redondo, esférico), bacilo (bastão), espiroqueta (semelhante ao fio de telefone em espiral) e pleomórfico (váriavel, diverso).

A única característica bioquímica que devemos focar neste momento é o metabolismo da bactéria. Elas podem ser aeróbias, anaeróbias ou anaeróbias facultativas. De maneira prática, podemos generalizar essas distinções, observando se há crescimento em meio com oxigênio, sem oxigênio ou em ambos. O

Com essas informações, podemos fazer uma tabela bastante didática que nos ajuda a entender melhor o estudo das doenças infecciosas, já que muitas vezes ouvimos frases como “o antibiótico x tem boa cobertura para anaeróbio” ou “o principal agente etiológico da doença y são cocos gram negativos”.

Tabela bactérias

Fonte: Elliott, T., Casey, A., Lambert, P. & Sandoe, J. 2012, Lecture notes: medical microbiology and infection, 5th edn, Wiley, Chicester.

 

 

 

 

 

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.