Os Dez Mandamentos do Residente | WiDoctor
WiDoctor

Os Dez Mandamentos do Residente

A residência médica é fundamental na formação e na carreira do profissional. É quando você vai ter seu maior aprendizado porque estará “aprendendo fazendo”, portanto para tirar o maior proveito desse período aí vão algumas dicas :

OS DEZ MANDAMENTOS DO RESIDENTE :

1.     Residência significa “Treinamento em Serviço”, por isso atenda o maior número possível de pacientes.

2.     Faça o seu “filme” com seu staff e com seus colegas de residência; sua fama futura no meio médico dependerá        disso.

3.     Aproxime-se do seu staff ( sem bajulação ); é ele que mais facilmente poderá te inserir no mercado de trabalho da especialidade.

4.     Pontualidade e assiduidade são fundamentais para um residente.

5.     Esteja sempre preparado para as rondas clínicas, estudando os casos da sua enfermaria no dia anterior.

6.     Na discussão de casos na enfermaria ou nas sessões clinicas, dê sempre sua opinião, desde que esteja por dentro do assunto.

7.     Mostre-se sempre bem interessado e tome iniciativa para resolver os casos clínicos ou mesmo burocráticos.

8.     Trabalhe sempre “com crédito” com os colegas. Se um residente estiver precisando de cobrir um plantão, por exemplo, não espere ele pedir; se ofereça.

9.     Trate bem os funcionários administrativos e demais membros da equipe de saúde do seu setor; sua simpatia abrirá muitas portas.

10.  Assuma posição de liderança ( discretamente ) se oferecendo, por exemplo, para realizar mensalmente um clube de revista com resumos de artigos recém publicados. 

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.