O quão importante é uma publicação durante a graduação? | WiDoctor
WiDoctor

O quão importante é uma publicação durante a graduação?

Cara Caroline,

O quão importante é uma publicação durante a graduação?

Aaron Dale, aluno do segundo ano de medicina da Universidade de Oxford.

 

Resposta por Caroline Elton:

Na vida profissional é vital sabermos claramente os limites do nosso conhecimento. Quando eu recebi esta pergunta no meu email, embora eu tivesse algumas idéias sobre o assunto, preferi consultar a opinião de um clínico envolvido com o ensino médico já que ele teria um entendimento melhor sobre o tema.

Um ditado que diz “se você quer algo feito, peça a uma pessoa ocupada” veio a minha mente, por isso escrevi  a Jeremy Levy, um nefrologista experiente, diretor acadêmico de treinamento clínico do centro de ciências do Imperial College Academic Health e diretor clínico do Health Education North West London para pra citar algumas de suas responsabilidades.

Primeiramente o prof Levy disse que os alunos que queiram ingressar no magistério precisam apresentar provas de que alcançaram um certo grau de excelência acadêmica.  É óbvio que prêmios acadêmicos ganhos através de suas notas durante o curso são meios claros de demonstrar sua proficiência acadêmica, mas uma publicação sempre é um diferencial que demonstra compromisso e credibilidade. Sua publicação não precisa ter saído em revistas como NEJM ou Lancet. O importante é que o artigo tenha sido publicado por qualquer revista desde que ela seja indexada. O artigo publicado é fruto da dedicação, planejamento e persistência de quem publica. Ter uma publicação indica que você possui essas qualidades.

Mais ainda, ser autor de um artigo ajuda também aqueles que não tem interesse em trabalhar no meio acadêmico, pois isso demonstra que você é um médico que domina o princípio de “medicina baseada em evidências”. Ter um artigo no seu CV faz com que você pule facilmente para uma das primeiras posições na pilha de aplicações dos programas de recrutamento.

Por último, o período da graduação é o melhor momento para desenvolver um paper. Isto porque depois de formado os compromissos são cada vez mais numerosos e direcionados a construir a sua carreira de especialista. Tome como exemplo a residência. Você terá que comparecer aos rounds do serviço, atender os pacientes, dar plantões, etc. Por isso procure escrever um artigo antes de formado, porque em tese você terá 6 anos para se dedicar parcialmente a este projeto.

Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/858085

 

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.