Método dos 3 Rs de estudo | WiDoctor
WiDoctor

Método dos 3 Rs de estudo

Infelizmente, as escolas médicas no Brasil pouco evoluíram em questão de pedagogia e didatismo em comparação com o quanto o conhecimento médico cresceu nos últimos 50 anos. Na prática o que acontece é que o aluno tem uma carga sobrenatural de conteúdo a ser estudado, e mesmo que tudo seja visto e lido, o aproveitamento é muito baixo, já que muito pouco é recordado em pouquíssimo tempo. Uma vez que a faculdade não oferece recursos para facilitar a retenção de conteúdo, devemos buscar meios de estudar de forma inteligente por conta própria.

Uma maneira de otimizar o estudo pela leitura é o método dos 3 Rs (Read, Recite, Review). Ele é feito da seguinte maneira:

  1. Ao lermos um texto, começamos com um pequeno trecho, de tamanho definido. Pode ser um parágrafo ou uma página por exemplo.
  2. Feito isso, tentamos, em voz alta recordar o máximo possível do que foi lido, sem olhar o texto.
  3. Por último, é feita uma segunda leitura do trecho.
  4. Terminada a releitura, seguimos para o próximo trecho e repetimos os passos de 1 a 4.

Um estudo que comparou a leitura simples, leitura com anotações e o método 3R demonstrou a superioridade deste último. Segundo o artigo, o método é o mais eficaz em fixar o conhecimento, podendo até mesmo tomar menos tempo que as outras estratégias de estudo.

Fonte: The Read-Recite-Review Study Strategy: Effective and Portable. Mark A. McDaniel, Daniel C. Howard and Gilles O. Einstein. Psychological Science. Vol. 20, No. 4 (April 2009) , pp. 516-522.

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.