Dieta mais saudável: novas diretrizes | WiDoctor
WiDoctor

Dieta mais saudável: novas diretrizes

  • Yan Carvalho
  • 04/09/2017

Estudo indica dieta mais saudável com maior consumo de gorduras e menos carboidratos

O estudo publicado no Lancet avaliou pessoas entre 35 e 70 anos de 18 diferentes países entre 2003 e 2013. Cientistas também recrutaram informações dos hábitos alimentares de outras 135.335 pessoas que foram acompanhadas por cerca de sete anos em outros estudos.

Na análise, cientistas identificaram 5.796 óbitos e 4.784 eventos cardiovasculares entre a população estudada. Assim que os pesquisadores dividiram em cinco grupos as pessoas envolvidas com base no consumo de carboidratos, descobriram que as pessoas que ingeriram mais carboidratos tinham 28% mais tendência de morrer por qualquer causa durante o estudo do que as que comiam o mínimo.

Mas, quando as pessoas foram separadas em cinco grupos agora baseadas na quantidade de gordura que consumiam, aquelas que realizaram ingestão de mais gordura – de qualquer tipo – tinham 23% de chances menores de morrer durante o estudo do que aquelas que comiam o mínimo. Os achados foram consistentes com qualquer tipo de gordura consumida.

Uma segunda análise do estudo também sugere que os benefícios de comer frutas e vegetais não são ilimitados. As diretrizes da OMS registram que o consumo ideal é de cinco porções de frutas, vegetais ou leguminosas diários, de acordo com a coautora da pesquisa Victoria Miller, da McMaster University. São diretrizes principalmente baseadas em evidências da América do Norte e da Europa. Em outras partes do mundo, entretanto, esse quantidade de frutas diárias podem ser muito caras.

Caso as indicações de ingestão de frutas na dieta fossem ajustadas para o consumo de uma quantidade menor, a adesão à dieta seria mais viável e mais pessoas atenderiam esse objetivo, de acordo com MillerA pesquisadora constatou, ainda, que as pessoas que estão seguindo o consumo diário adequado de frutas, legumes e leguminosas não devem considerar as descobertas como um pretexto para comer menos desses alimentos.


Fonte: www.G1.globo.com e Lancet

Autor: Rafael Kader

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.