Especialidade Cirúrgica | WiDoctor
WiDoctor

Especialidade Cirúrgica

Pergunta : Marina ( FE Souza Marques )

CIRURGIA GERAL X NEUROCIRURGIA X MEDICINA INTENSIVA

Tenho dúvidas na escolha dessas especialidades. Primeiramente, a área cirúrgica me chamou a atenção por ser uma área muito resolutiva, em que você na maioria das vezes resolve/melhora a condição do paciente com aquele ato.

Gosto muito de cirurgia geral, mas a Neurocirurgia ainda me chama. A neurocirurgia me chama porque neuro me encanta, mas tenho receio de ser pouco delicada para a especialidade. Cirurgia geral me dá receio, porque no meu dia a dia, está me parecendo uma especialidade desvalorizada, com muita oferta, o que acaba diminuindo a remuneração.

Sei que Medicina Intensiva tem como uma das possibilidades o acesso pela cirurgia geral, mas me tenho medo de conforme o tempo for passando, não querer mais a carreira no esquema de plantão.

Considero muito importante uma boa remuneração e uma boa qualidade de vida a longo prazo, sem me preocupar com estresse e desgaste a curto prazo.

Não sei se estou limitada na minha visão das especialidades, o que o senhor acha?

-Resposta :

No seu caso parece que está mais inclinada pela área cirúrgica e tem receio da neurocirurgia por achar que não tem a habilidade necessária para um neurocirurgião.

Realmente a neurocirurgia exige uma habilidade grande principalmente em termos micro, além de que a especialidade permite ao profissional uma vida útil menor do que em outras especialidades e nem sempre uma boa qualidade de vida.

A medicina intensiva vai te proporcionar trabalhos em plantões em UTIs e talvez possa exercer um cargo de chefia numa dessas Unidades de Terapia Intensiva. Também pode partir para empreender criando uma pessoa jurídica própria e assumir a uti de algum hospital como serviço terceirizado ( atividade que dará trabalho administrativo mas poderá ser bastante rentável ).

A cirurgia geral como especialidade não é muito valorizada no Brasil e quem faz residência de cirurgia geral acaba fazendo alguma sub especialidade cirúrgica.

Pelo seu relato, talvez seu melhor caminho fosse fazer a residência de cirurgia geral e depois partir para uma especialidade cirúrgica, tipo urologia, proctologia , cirurgia plástica ou cirurgia gastroenterológica, que te permitirão uma boa qualidade de vida e boa remuneração.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.