Especialidade Cirúrgica | WiDoctor
WiDoctor

Especialidade Cirúrgica

Pergunta : Paulo ( Universidade Estácio de Sá – RJ )
Olá Mario. Sou interno do 6 ano. Estou com muitas dúvidas em relação a escolha da residência médica, o que tem até de certa forma atrapalhado minha preparação, pois não sei exatamente o que quero. Sempre pensei em fazer algo relacionado a clínica cirúrgica, na qual pudesse aliar a clinica com a cirúrgica, desde que a parte cirúrgica seja mais rápida, com procedimentos menores, pois não tenho interesse em cirurgias longas para o futuro de minha rotina. Descobri que gosto, mas não sou apaixonado por cirurgia. Porém não me encanta fazer a clinica médica puramente. Pensava em otorrino, oftalmo, porem ano passado fiz 1 ano de estágio em cirurgia geral, percebi que gostava mais de cirurgias abertas, da dinâmica da especialidade(pois o residente lida com enfermaria, ambulatório, pronto socorro, centro cirúrgico, com radiologia, entre outros… e gosto disto tudo) , do leque de opções que se abrem depois e como não me decidi por nenhuma especialidade de acesso direto, no momento é a minha primeira opção, porém estou com medo de fazer, entrar e não me adaptar/não gostar e todo esforço de estudos neste ano ter sido em vão e vier a ter que mudar no futuro. Meu interesse de provas é maior em hospitais que o residente rode nas especialidades cirúrgicas e não fique apenas na cirurgia geral pura. Quais as sub especialidades dentro da cirurgia geral você acredita que eu teria de forma mais coerente, a chance de unir o que procuro, como poderia talvez encontrar na otorrino ou oftalmo, que são: clinica(gosto de Ambulatório) aliada a uma cirúrgica/procedimentos mais rápidos e menos cansativos , qualidade de vida, boa remuneração, uma rotina mais tranquila, que tenha ainda boa projeção de futuro ? Seriam Urologia, proctologia, cirurgia vascular as melhores para o perfil que procuro? Desde já agradeço a atenção. Qualquer ajuda será muito bem vinda para me auxiliar na tomada desta decisão. Aproveito para parabenizar o site também, uma excelente fonte de aprendizado para todos nós!
Resposta :
ë comum o estudante gostar de mais de uma especialidade, no entanto precisa escolher apenas uma.
Na otorrino e na oftalmo você teria o que quer; clínica associada a procedimentos e cirurgias pequenas ( principalmente na oftalmo ), porém se está mais encantado com outro tipo de cirurgia, o melhor seria optar por fazer a residência de cirurgia geral e deixar para se definir quando estiver terminando o R3 de geral, pois aí já vai ter tido mais contato com diferentes tipos de cirurgia e verá em que situações vai se sentir melhor ao longo dos anos. Vc não tem necessidade de se definir pela sub especialidade cirúrgica agora; já que obrigatoriamente vai ter que passar pela cirurgia geral antes.
Diante disso tudo, de qq modo as especialidades apontadas por vc ( uro, procto e vascular ), em principio te atenderiam.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

Médico, Professor da UFRJ, Mestrado UFRJ, Doutorado Universidade de Miami, MBA COPPEAD, Diretor do Hospital Daniel Lipp, Diretor do Hospital Barraday

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.