Educação financeira: Títulos do governo | WiDoctor
WiDoctor

Educação financeira: Títulos do governo

Comprar um título do governo nada mais é do que fazer um empréstimo a ele e, em troca, posteriormente receber o valor de volta mais uma fração de lucro. Hoje se fala muito no Tesouro Direto, que é um programa  do Tesouro Nacional que permite que pessoas físicas comprem esses papéis com facilidade (o investimento mínimo é de 30 reais somente e é feito pela Internet) e com o mínimo de intermediação, isto é, com menores ou nenhuma taxas de administração.

De uma maneira geral, os títulos são divididos em pré-fixados e pós-fixados. Nos pré-fixados, ao comprar o título você já sabe quanto será o rendimento dele na data do vencimento. Em outros palavras, você sabe qual o valor dos juros a serem pagos antes de fazer o resgate do título. É importante perceber que o lucro deste papel pode ser corroído caso a inflação do período supere os juros do título.

Já os pós-fixados possuem uma taxa de juros basal + a correção de um indexador (Selic ou IPCA), o que torna este investimento mais seguro em relação à volatilidade da economia.

Os principais títulos comercializados pela União são:

  • Letra do Tesouro Nacional (LTN) -> Possui fluxo de pagamento simples, isto é, você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade na data de vencimento ou resgate do título. Em outras palavras, o pagamento ocorre de uma só vez, no final da aplicação. Sendo assim, é mais interessante para quem pode esperar receber o seu dinheiro até o final do período do investimento, ou seja, é indicado para quem não necessita complementar sua renda desde já. Caso necessite vender o título antecipadamente, o Tesouro Nacional pagará o seu valor de mercado, de modo que a rentabilidade poderá ser maior ou menor do que a contratada na data da compra, dependendo do preço do título no momento da venda. Por essa razão, recomendamos que você procure conciliar a data de vencimento do título com o prazo desejado para o investimento.
  • Letra Financeira do Tesouro (LFT) ->Indicado se você acredita que a tendência da taxa Selic é de elevação, já que a rentabilidade desse título é indexada à taxa de juros básica da economia. O valor de mercado desse título apresenta baixa volatilidade, evitando perdas no caso de venda antecipada. Por essa razão, é considerado um título indicado para um perfil mais conservador. É indicado também para o investidor que não sabe exatamente quando precisará resgatar seu investimento. Você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade na data de vencimento ou resgate do título.
  • Nota do Tesouro Nacional (NTN)

A grande vantagem deste tipo de investimento é a segurança dele, visto que o governo geralmente honra seus compromissos com os investidores.

Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.