WiDoctor

Cirurgia Cardiovascular ou Cirurgia Vascular

Pergunta : Marcos :Leon ( Unioeste – Cascável )

Sou acadêmico do quarto ano e estou curioso para saber sobre o mercado de trabalho e a remuneração da especialidade de cirurgia cardiovascular.

Obrigado

Resposta :

Mutos alunos confundem a cirurgia vascular com a cirurgia cardiovascular. Vamos esclarecer :

Comparando essas duas especialidades vc pode verificar que embora sejam áreas com alguma semelhança, os tipos de pacientes e tipos de patologias serão diferentes e vc deve analisar com quais desses tipos de pacientes vc se identifica mais.

Na vascular vc vai lidar muito com procedimentos mais periféricos e menos complicados, sua qualidade de vida vai ser melhor, vc vai se firmar mais rápido na especialidade, sua clientela vai aumentar mais rapidamente, vc vai poder trabalhar num hospital mas suas maiores atividades vão ser na clinica particular. Seu tempo de vida útil como especialista também vai ser maior ou seja vc vai levar menos tempo para se consolidar na especialidade e vai poder atuar até quando estiver mais velho.

Na cardiovascular, cujo mercado realmente está carente, vc vai levar mais tempo na formação, mais tempo para se consolidar no mercado, vai ter uma qualidade de vida pior, vai ter uma vida útil profissional menor, mas vai poder ter rendimentos maiores depois de bem estabelecido e vai ter mais oportunidades em vários estados que não dispõe desse especialista.

Mais algumas informações sobre essas especialidades poderão te ajudar na decisão :

O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.

No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.

A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional  no mercado é lento.

Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.

Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.

Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.

A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.

A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.

Concluindo : o objetivo de nosso site é o de fornecer o máximo de informações para facilitar a sua escolha, que no final deve ser absolutamente sua mesmo e o ponto principal(além de analisar a qualidade de vida e a remuneração ) é vc identificar em quais das duas situações de dia a dia se enquadra melhor.

Se optar pela vascular seu caminho profissional será mais tranquilo e se optar pela cardiovascular sugiro que vc analise a possibilidade de fazer o resto da sua formação em São Paulo ou mesmo no exterior.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.