WiDoctor

Cardiologia ou Cirurgia Cardiovascular

duvida

Pergunta : João Carlos ( Universidade Federal do Triângulo Mineiro )

Hemodinâmica ou Cirurgia Vascular+Endovascular?

Bom Dia Dr. Sou acadêmico do 6º ano e no momento estou com essa dúvida na cabeça… Gosto demais de cardiologia e cirurgia. Porém Já descartei cirurgia cardiovascular das minhas escolhas. Como o senhor avalia essas duas especialidades? Qual permite atuação mais diversificada no mercado? Qual tem futuro mais promissor, qualidade de vida e remuneração?

Abraço!

Resposta :

Cardiologia e Cirurgia vascular ou Cardiovascular te permitirão caminhos bem diferentes e dia a dia também bastante distintos.

No  momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).

Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.

De qualquer modo, esclarecendo sua dúvida, a cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes. Na vascular a formação exige 2 anos de cirurgia geral e mais 2 anos de vascular.

Na cirurgia cardiovascular são exigidos 2 anos de cirurgia geral mais 4 anos de cardiovascular.

A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.

A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.

A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.

Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.

Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.

O mercado de trabalho é bom para cirurgia cardiovascular e melhor ainda para cirurgia vascular.

A formação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é longa. São necessários 2 anos de residência em clínica médica, depois 2 anos de residência em cardiologia e finalmente mais um ano (em poucos serviços ) ou dois anos de residência em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. E depois prestar o exame para obtenção do titulo de especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista pela SBHCI.

Uma vez cumprido todo esse percurso cientifico, não será difícil conseguir um emprego num serviço de hemodinâmica, principalmente porque durante o curso vc irá fazer muitos contatos na área.

Na maioria das vezes vc irá trabalhar em serviços já instalados na medicina privada com um salário mensal de R$ 8.000,00 a 10.000,00  por 24 h de trabalho semanal em regime de plantão. Esse salário pode variar muito de acordo com a cidade onde estará trabalhando.

Existe a possibilidade de prestar algum concurso para serviços públicos estaduais ou federais, onde o salário será ainda menor.

A possibilidade de se criar um serviço próprio também existe, mas a aparelhagem é cara e há a necessidade de infraestrutura hospitalar e de se montar uma equipe multiprofissional ( cirurgião cardíaco, UTI, intensivistas, enfermagem especializada…).

Para complementar a renda e para não viver somente de plantões, uma possibilidade é esse especialista continuar atendendo cardiologia clínica em consultório.

O Mercado de trabalho para o cardiologista e mesmo para o hemidinamicista é bom e não vão faltar oportunidades nessas especialidades para vc conseguir uma boa remuneração.

Sucesso

Mário Novais

Sobre Mario Novais

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.