25 minutos para combater a procrastinação | WiDoctor
WiDoctor

25 minutos para combater a procrastinação

Você pode não saber o que é procrastinação, mas como aluno de medicina com certeza procrastinou muitas vezes na sua vida. Procrastinar é o ato de “deixar para depois”, segundo o Aurélio, o famoso “empurrar com a barriga”. Esse tipo de atitude só faz aumentar a nossa lista de tarefas e de matéria a estudar, fazendo crescer a bola de neve que todos jovens carregam.

Psicólogos e neuro cientistas demonstraram que quando as pessoas pensam em tarefas indesejáveis, o sistema límbico do nosso cérebro, que é relacionado a dor, é ativado. Entretanto, eles também demonstraram que e esse sensação desagradável é passageira, terminando minutos após darmos início às tarefas, e que quando fugimos da responsabilidade, trocando as tarefas por algo prazeroso, como ver TV, ler um livro, etc, sentimos um remorso mais intenso e prolongado do que a “dor” de enfrentarmos os deveres.

Uma técnica famosa para combater o vício de “deixar para amanhã o que pode ser feito hoje” é a técnica Pomodoro. Ela é feita da seguinte maneira:

  • Organize suas tarefas por ordem crescente de prioridade, começando pela mais importante e urgente.
  • Separe um alarme ou despertador, e ajuste o tempo para 25 minutos.
  • Acione o alarme e durante estes 25 minutos você deve se dedicar exclusivamente a tarefa que está realizando.
  • Se dedicar exclusivamente significa: não abrir o Facebook, não olhar sua caixa de emails, não responder as mensagens do celular, etc. VOCÊ DEVE FAZER A SUA TAREFA, E SOMENTE ELA, SEM INTERRUPÇÕES.
  • Após os 25 minutos, o despertador irá tocar. Neste momento, você tem direito a 5 minutos de relaxamento e recompensa. Isso inclui qualquer coisa: comer algo, ir na cozinha pegar um copo d’água, tomar um banho… Desde que o intervalo de 5 minutos seja respeitado, qualquer atividade é válida.
  • Ao final do intervalo de 5 minutos, reinicie o ciclo de atenção total por 25 minutos na tarefa anterior se ela não foi concluída ou comece a trabalhar em outra tarefa da lista.

Fonte: http://www.mindtools.com/pages/article/pomodoro-technique.htm?utm_source=nl&utm_medium=email&utm_campaign=09Sep14

 

pomodoro

Sobre Yan Carvalho

© Copyright 2012-2015 - WiDoctor. Todos os direitos reservados.